28 / Janeiro / 2023

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Preços na baixa e centro histórico do Porto descem 6,4% no 1º semestre

29 de Novembro de 2022 às 16:21:17

tamanho da letra:

Notícias

Os preços da habitação no conjunto das áreas de reabilitação urbana da Baixa e Centro Histórico do Porto registaram uma queda de 6,4% no 1º semestre deste ano, face ao semestre anterior.

Trata-se de uma inversão face à subida semestral de 11,6% que os preços tinham observado nos últimos seis meses de 2021. 
O comportamento dos preços neste território é monitorizado pela Confidencial Imobiliário através do Índice de Preços da Baixa e Centro Histórico do Porto, que revela em comunicado que “este contraste no desempenho semestral dos preços na Baixa e Centro Histórico não é inédito, já que, ao longo dos últimos quatro anos, foi comum observarem-se oscilações entre variações positivas e negativas, algumas das quais com amplitudes vincadas”. 
A quebra, que sucedeu a uma forte valorização em termos semestrais, impactou desde logo a variação homóloga dos preços, que se manteve em terreno positivo, mas que travou de 13,7% no 2º semestre de 2021 para os atuais 4,4%. 
Contudo, “anteriormente, as oscilações acentuadas entre as variações semestrais observaram-se em contextos de contração ou estabilização do investimento imobiliário, ao passo que agora se verifica num momento de expansão da atividade. Designadamente, no 1º semestre de 2022 foram investidos 141,8 milhões de euros na aquisição de imóveis nas ARU’s da Baixa e Centro Histórico, volume que aumentou 28% face ao semestre anterior e que recoloca a atividade nos níveis pré-Covid”, conclui a Confidencial Imobiliário. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.