28 / Março / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Segurança Social: atualização de dados dos contratos de trabalho até ao fim de 2022

25 de Outubro de 2022 às 21:51:48

tamanho da letra:

Notícias

As entidades empregadoras devem proceder, até ao final do corrente ano, à atualização e registo dos dados dos contratos dos seus trabalhadores.

Conforme notícia oportunamente veiculada pelo "Jornal da Construção", as empresas passaram a ter de comunicar à Segurança Social mais informação sobre os contratos dos trabalhadores que admitirem, devendo igualmente atualizar, até 31 de dezembro próximo, a informação em falta relativamente aos trabalhadores já admitidos. 
Em causa está a exigência às empresas de mais e novas informações sobre os contratos dos seus trabalhadores. Assim, para além dos campos de informação que já era recolhida, passam também a ser obrigatoriamente preenchidos campos relativos à prestação de trabalho (presencial ou em teletrabalho), profissão, remuneração base, percentagem de trabalho (nos contratos a tempo parcial), horas (semanais) de trabalho, dias (mensais) de trabalho, e motivo do contrato de trabalho.
Para o efeito, a Segurança Social Direta disponibiliza a funcionalidade “Comunicar vínculo do trabalhador”, que substitui a anterior funcionalidade “Admitir trabalhador”.
Em relação aos trabalhadores já admitidos, as empresas têm até ao final do corrente ano para registar e atualizar a informação.
As alterações introduzidas à comunicação da admissão de trabalhadores na Segurança Social Direta começaram a ser divulgadas às empresas no passado mês de março e foram, entretanto, explicadas durante um webinar organizado pelo Instituto da Segurança Social, que pode ser assistido aqui
A Segurança Social também disponibiliza mais informações sobre o assunto no seu site, a qual pode ser consultada aqui.









Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.