25 / Setembro / 2022

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

CERTIF com mais 15% de auditorias nos primeiros seis meses do ano

22 de Setembro de 2022 às 16:14:43

tamanho da letra:

Notícias

A CERTIF- Associação para a Certificação registou no primeiro semestre deste ano um crescimento homólogo de 15% nas auditorias realizadas.

Depois de um início de ano afetado por adiamentos devido a restrições com a pandemia, foi também possível recuperar a programação e retomar totalmente as ações presenciais no estrangeiro.
A evolução positiva das exportações de bens e a necessidade de evidenciar a certificação do produto em vários mercados, seja por exigência legal, seja por exigência dos clientes, foram fatores que influenciaram de forma positiva a atividade do primeiro semestre, revela-se em comunicado
Na marcação CE, foram estabelecidos acordos com organismos de certificação ingleses que permitem aos clientes da CERTIF o acesso à marcação UKCA. Saliente-se que também que existem já 25 empresas com certificados de controlo de produção na fábrica para a norma EN 1090-1: Estruturas metálicas.

Produtos de construção lideram certificação

Considerando o grau de penetração da CERTIF nos setores que mais procuram a certificação de produtos, não se verificou uma entrada significativa de novos clientes, sendo, contudo, de assinalar a emissão de novos certificados para clientes atuais que fazem a extensão a novas gamas de produtos, o que traduz a sua fidelização.
De registar os novos certificados no âmbito do CB-Scheme, que se destinam à exportação de produtos elétricos. Registou-se também a entrada de novos clientes estrangeiros fabricantes de produtos de construção.
A distribuição dos produtos certificados por setor manteve-se a seguinte:


Certificação de serviços, sistemas de gestão e pessoas

No período em análise foram emitidos cerca de 80 novos certificados para empresas que trabalham com gases fluorados, elevando para mais de 1.400 certificados emitidos, correspondendo a mais de 80 % do mercado. No esquema FER – Fim dos Estatuto de Resíduo estão válidos 15 certificados.
A CERTIF tem cerca de 150 certificados emitidos, na sua maioria de empresas que também certificam com a CERTIF os seus produtos ou serviços, o que lhes permite uma significativa redução de custos.
No final do semestre estavam válidas 73 certificações nos seguintes domínios: um auditor para a norma ISO 900; nove auditores para a norma ISO 50001; 51 instaladores de janelas eficientes; dois projetistas de sistemas solares térmicos; e nove projetistas de térmica de edifícios.

Marcação CE e Declarações Ambientais de Produto

A CERTIF continua a manter a liderança na marcação CE para produtos da construção, dispondo de uma a oferta que possibilita às empresas portuguesas o acesso à marcação CE.
O conflito entre a Comissão Europeia e o CEN tem impedido a publicação de novas normas harmonizadas, pelo que os 40 certificados emitidos cobrem extensões de produtos e novos clientes estrangeiros.
Existem já 25 empresas com certificados de controlo de produção na fábrica para a norma EN 1090-1: Estruturas metálicas.
De salientar os Acordos estabelecidos pela CERTIF com organismos de certificação ingleses que permitem aos seus clientes o acesso à marcação UKCA.
Este semestre foi muito ativo no que se refere às DAP, sobretudo por exigência do mercado em casos de exportação.
A CERTIF, sendo a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável para atuar no âmbito do Sistema DAP Habitat, promoveu a verificação de 11 novas DAP e a renovação de duas DAP já existentes.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.