29 / Junho / 2022

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Solyd vence prémio de construção sustentável e eficiência energética no SIL

17 de Maio de 2022 às 10:41:38

tamanho da letra:

Notícias

O empreendimento Valrio I, um projeto promovido em parceria pela Solyd Property Developers e Habitat Invest, foi distinguido no SIL – Salão Imobiliário de Portugal, com o prémio de construção sustentável e eficiência energética.

A sustentabilidade, modernidade, conforto e funcionalidade do empreendimento foram os aspetos decisivos para este reconhecimento do projeto localizado no Parque das Nações, em lisboa, e cujo investimento supera os 33 milhões de euros.  
Os apartamentos do Valrio I foram desenhados pelo arquiteto Miguel Saraiva (do atelier Saraiva e Associados) e vão de encontro às expectativas sustentáveis atuais, com certificação energética A ou superior em todos os apartamentos. Tem ainda características distintivas como “acabamentos de alta qualidade, interiores amplos e luminosos, generosas varandas com vista desafogada, oferta de estacionamento privado e arrecadações, promovendo ainda a mobilidade elétrica através da pré-instalação para sistema de carregamento de veículos elétricos”, acrescenta-se naquele documento. 
Com uma área bruta de construção de cerca de 11.000 m2, parcialmente distribuídos por 100 apartamentos T1 a T4 e 2 lojas, o projeto incorpora materiais reciclados e recicláveis como pavimentos flutuantes – Pavimento Moduleo – que contêm até 50% de material reciclado de origem verificada. “Os pavimentos vinílicos de luxo Moduleo são, para além de amigos do ambiente, portadores de propriedades térmicas isolantes que ajudam a reduzir o consumo de outros requisitos de aquecimento. Estes pavimentos contam ainda com uma classificação A+BREE – analisado pelo BREE que é o principal método de avaliação ambiental e o sistema de acreditação líder da indústria para edifícios e materiais de construção sustentáveis. O Moduleo alcançou a norma global de gestão de qualidade ISO 9001, bem como a ISO 1400, que especifica os requisitos ambientais para uma gestão eficaz. Por fim, os pavimentos do Valrio I têm ainda uma acreditação A+ Qualidade do Ar Interior (IAQ). 
O Valrio I está, por outro lado, equipado com torneiras Bruma com sistemas de controlo de caudal EcoDrop, de forma a ser utilizada uma quantidade menor de água, e todos os autoclismos têm um sistema de descarga duplo caudal que permite uma poupança no consumo de água – com reduções entre dos 20% e 30%. A sustentabilidade dos materiais do projeto passa ainda pelos painéis solares de AQS, “o que permite maximizar a eficiência do consumo energético ao mesmo tempo que contribui para a redução da pegada de carbono”. 
O empreendimento dá ainda primazia a fatores como a luz natural, contribuindo para a redução do consumo de energia - o que já faz parte do arquétipo das casas do futuro, e que existe neste projeto. “Seja pelo aproveitamento da energia solar captada através de painéis térmicos ou fotovoltaicos, seja pela instalação de vãos de grandes dimensões, com vidros de baixa transmissibilidade térmica e com elevada transmissão de luminosidade, o Valrio I é sinónimo de sustentabilidade e eficiência energética”, acrescenta-se. 
O projeto oferece janelas panorâmicas, sistema de ar condicionado, caixilharia com vidro duplo e corte térmico, sistema solar térmico com painéis solares para aquecimento de águas e cozinhas completamente equipadas com eletrodomésticos integráveis de primeira linha. 
Para a diretora de Marketing e Vendas da Solyd, Sónia Santos, “o Valrio I é um projeto pensado para enaltecer uma das zonas mais nobres da cidade de Lisboa, com apartamentos modernos e sustentáveis, que primam pela funcionalidade e pela qualidade dos seus acabamentos.(…) Para nós, é um privilégio enorme receber este prémio, na ótica da sustentabilidade, que reconhece o trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área, para sermos cada vez mais sustentáveis e fazermos desta tendência uma realidade”.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.