24 / Abril / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Obras no Porto da Ericeira prosseguem a bom ritmo

28 de Dezembro de 2021 às 16:17:14

tamanho da letra:

Notícias

As obras de reforço do quebra-mar do Porto da Ericeira, um investimento de 1,6 milhões de euros, estão a decorrer a bom ritmo, informa em comunicado a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Segundo refere o dono da obra, o transporte dos enrocamentos de grande dimensão, provenientes de três pedreiras da zona centro de Portugal, para a zona da obra encontra-se em fase avançada, tendo já sido também iniciado o assentamento desses enrocamentos na zona de coroamento da cabeça do molhe, através da utilização de uma grua de grande porte. 
Os trabalhos da empreitada têm como âmbito a colocação de 4.800 metros cúbicos de enrocamento da gama 100 a 150 KN na zona de maior desgaste da cabeça do quebra-mar, proporcionando uma maior robustez e segurança desta obra de proteção do porto. 
Foram também já realizados os trabalhos iniciais de levantamento topo-hidrográfico da bacia e da área de acesso ao porto, com vista à realização das necessárias dragagens de manutenção.  
As dragagens contemplam a retirada de 201.000 metros cúbicos de sedimentos de constituição arenosa da bacia portuária e a regularização da praia emersa, de forma a reestabelecer as condições de segurança marítima do porto de pesca e do movimento de saída e retorno das embarcações da faina.  
As dragagens decorrerão sequencialmente nas diversas zonas previstas, desde o canal de acesso até à zona da praia, estando também contemplado o transporte dos sedimentos e a sua imersão em meio marinho, em zona da deriva litoral, de forma a promover a alimentação de praia e combate à erosão costeira. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.