29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Seis formas de tornar a sua casa mais ecológica

29 de Abril de 2021 às 11:08:37

tamanho da letra:

Notícias

Optar por uma casa de madeira é sinónimo de abraçar a causa da sustentabilidade. É inegável que atravessamos um período de crise climática, pelo que nos compete fazer o que está ao nosso alcance para contribuir para uma mudança positiva.

Artigo de Opinião: Maestro Casas

Hoje, certamente que já faz as suas compras tendo em conta o meio ambiente e a política de sustentabilidade de cada marca. Talvez, até pondere trocar o seu carro por um veículo elétrico. Mas e a habitação em que vive? Será que já pensou em como pode tornar a sua casa mais ecológica?
Preparámos uma lista de ideias que vão contribuir para que a sua casa de madeira se torna numa habitação ainda mais ecológica.

Seis ideias para uma casa de madeira ainda mais verde

Se já vive numa casa de madeira já está a dar um bom contributo para um mundo mais sustentável. A madeira que é utilizada hoje em dia neste tipo de construção é oriunda de florestas sustentáveis, o que significa que o princípio da renovação é respeitado. São cortadas as árvores mais antigas e plantadas novas árvores, por forma a manter uma floresta saudável.
Mas, se pretende fazer com que a sua casa de madeira seja ainda mais amiga do ambiente, fique com estas ideias:
• Aposte na energia solar. Portugal é um país rico em horas de sol e deve aproveitar toda essa energia. É uma decisão que irá ter impacto positivo na sua carteira, mas que também irá ajudar o meio ambiente. Os painéis solares hoje em dia representam um investimento reduzido, que em pouco tempo fica completamente pago.
• Reduzir o consumo de água. A água é um bem cada vez mais escasso e nós em Portugal sentimos essa realidade ano após ano. Grande parte do País é afetado por períodos de seca de forma regular. Existem diversas soluções que lhe permitem gastar menos água e que passam por reutilização das águas cinzentas, captação e reaproveitamento das águas da chuva ou na instalação de dispositivos que controlam o caudal de água utilizado nas torneiras domésticas.
• Instalação de termostatos inteligentes. Através de termoestatos inteligentes pode gerir a temperatura do interior da habitação, mesmo à distância. Existem até dispositivos mais avançados que permitem configurar em que situações é que os sistemas de aquecimento ou arrefecimento se devem ativar de forma automática. Através destes termoestatos é possível utilizar de forma mais avançada os equipamentos de climatização.
• Adote a reciclagem. Não hesite em começar a reciclar de forma mais séria. Transforme objetos que iam para o lixo em itens úteis ou até em obras de arte. Existem muitos tutoriais dedicados a este tema na internet. 
• Prefira produtos naturais a produtos químicos. Existem cada vez mais produtos naturais que pode utilizar para diversos fins. Seja para limpar ou fazer a manutenção da sua casa. Por exemplo, sabia que pode tratar as madeiras da sua casa com um óleo natural que contém linhaça, terebintina e cera de abelha?
• Opte por marcas amigas do ambiente. Muitas marcas estão a adotar ambiciosos programas ambientais e de defesa da sustentabilidade. Sempre que possível, opte por produtos destas marcas. 

Maestro Casas

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.