19 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Corkeen e FL Gaspar inovam em pisos de espaços de jogo e recreio

24 de Março de 2021 às 11:45:24

tamanho da letra:

Notícias

A Corkeen, empresa da Corticeira Amorim, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a FL Gaspar, acaba de inaugurar o primeiro recinto em Portugal que utiliza o sistema Corkeen, uma solução de superfícies amortecedoras de impacto para espaços de jogo, lazer e recreio.

Produzido com cortiça, matéria-prima 100% natural, reciclável e renovável, o piso Corkeen resulta do aproveitamento de desperdícios da indústria da cortiça, a energia para a sua produção provém do uso de biomassa (pó de cortiça) e no final do ciclo de vida todos os materiais serão reutilizáveis. O sistema alia assim “credenciais de segurança, acessibilidade e sustentabilidade, combinando harmoniosamente os conceitos Comunidade, Natureza e Planeta”, destaca-se em comunicado. 
O Corkeen é leve, inodoro e hipoalergénico. Instalado in situ como um sistema de duas camadas (uma camada base de absorção de impacto e uma camada superior à prova de desgaste), o que “permite preservar as suas caraterísticas únicas mesmo após anos de utilização”, a superfície Corkeen possui “excelente capacidade de drenagem, consegue baixar a temperatura da superfície em mais de 20%, quando comparado com outras soluções sintéticas, e oferece um desempenho técnico de última geração em concordância com rigorosas normas de segurança (EN1176 e EN1177). À prova de intempéries, de fácil manutenção e imputrescível, ignífugo e elástico, o sistema Corkeen reduz igualmente a propagação de microplásticos”, garante o fabricante.
Na verdade, a cortiça é completamente livre de contaminação de todos os tipos de produtos químicos (metais pesados, EDC, T-COV, formaldeídos ou HAPs). Cumulativamente, o sistema Corkeen é ecológico, “contribuindo (…) para a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera, combatendo as (…) alterações climáticas e promovendo um Planeta mais verde, saudável e sustentável”.
Para o presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios Amorim, são essas propriedades inigualáveis da cortiça que “conferem ao Corkeen um conjunto de mais-valias exclusivas no mercado dos parques infantis. As crianças podem andar descalças (…), o impacto das suas (…) quedas é absorvido, e estão livres da irradiação de quaisquer substâncias nocivas para a saúde.”

Obra integrada no programa Lisboa Capital Verde Europeia 2020

O sistema Corkeen chega ao Parque Infantil do Centro de Interpretação do Monsanto, depois de vários projetos concretizados no norte da Europa, nomeadamente na Suécia e na Noruega. Também conhecido por Espaço Monsanto, e criado em 1996 para gestão das atividades de manutenção, recreio e lazer na maior área verde de Lisboa, possui aproximadamente 90 metros quadrados. A sua reformulação passou pela substituição do piso em placas SBR pelo sistema Corkeen, pela manutenção da vedação em madeira existente e pela instalação de equipamentos em madeira.
O projeto surge integrado no âmbito da atribuição a Lisboa do galardão de Capital Verde Europeia 2020. A distinção, a primeira concedida a uma capital do Sul da Europa e anunciada em 2018, resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais sobre 12 indicadores que visavam avaliar a sustentabilidade da capital portuguesa. 
José Sá Fernandes, vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, reconhece “o valor inestimável desta inovação da Corticeira Amorim na construção de uma cidade mais sustentável, que deve ser replicada em projetos futuros”.

FL Gaspar é o Brand Master Corkeen para Portugal

O projeto deste parque infantil foi desenvolvido e implementado pela empresa FL Gaspar, Brand Master Corkeen em Portugal, ou seja, o representante exclusivo deste sistema no País, e entidade de reconhecida experiência na instalação de espaços de jogo, lazer e recreio, conhecedor do mercado, da sua evolução e das novas tendências, e possuidor de know-how técnico, capacidade comercial e multidisciplinariedade criativa.
Fernando Gaspar, CEO da FL Gaspar, destaca que “a qualidade de vida numa cidade ambientalmente consciente passa pela oferta inovadora de espaços de recreio de qualidade e proximidade, diluídos na malha urbana. Nestes, é particularmente importante manter a acessibilidade universal e menores exigências de manutenção. Com o piso Corkeen, agora podemos aliar isso à economia circular, ao conforto debaixo do sol do Sul da Europa, com recurso a uma matéria-prima natural, eminentemente nacional e que enche Portugal de orgulho.”
Certificada para ministrar formação do sistema Corkeen a outros instaladores localizados no seu território geográfico, a FL Gaspar aposta nas soluções inclusivas como rumo de futuro para as suas Paisagens Recreativas. A empresa conta já no seu currículo com mais de 2000 intervenções em espaços dispersos por diferentes países e, com o sistema Corkeen, vai apostar na sua consolidação enquanto especialista “no desenvolvimento e implementação de soluções para a qualidade de vida nas cidades, através de intervenções sustentáveis, artísticas e recreativas”, conclui-se no referido comunicado.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.