19 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Segurança Social passa a fazer atendimento à distância por videoconferência

27 de Janeiro de 2021 às 12:27:50

tamanho da letra:

Notícias

A Segurança Social tem em curso um projeto piloto que visa promover o atendimento remoto por marcação, através de videoconferência.

O objetivo é direcionar para este canal os cidadãos e empresas que pretendam obter um atendimento presencial, mas que se encontrem em locais onde essas marcações são mais demoradas, explica-se na área de notícias do site do Governo.
Atualmente, "o tempo médio de espera a nível nacional entre a marcação e o atendimento é de nove dias. Porém, em alguns centros urbanos, esse prazo é mais dilatado. Ao mesmo tempo, em alguns locais do País, os serviços da Segurança Social conseguem garantir uma marcação em menos de três dias", explica-se na referida notícia, acrescentando-se que, "para garantir uma gestão mais eficiente dos recursos, a Segurança Social arranca esta terça-feira (26 de janeiro) com um projeto-piloto em que coloca nove serviços de atendimento de quatro Centros Distritais em contacto, através de videoconferência, pela plataforma Teams, com beneficiários que se localizem em zonas em que o atendimento não é garantido em tempo útil."
A modalidade permite o atendimento mesmo quando os funcionários da Segurança Social estão em teletrabalho.
Nesta fase inicial, o encaminhamento para o atendimento por videoconferência será assegurado apenas através da Linha da Segurança Social, que poderá propor esta alternativa quando não estiver disponível um atendimento presencial célere. 
Os cidadãos e as empresas poderão tratar, por esta via, de serviços como contribuições ou proteção jurídica e, ainda, da área das relações internacionais, como o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que poderá ser pedido através desta nova modalidade de atendimento.
Após avaliação deste novo canal de atendimento, a Segurança Social pretende alargar o número de balcões a atender por videoconferência e permitir que possam ser tratados mais assuntos por esta via.
Em 2020, a Linha da Segurança Social registou perto de 3 milhões de chamadas, quase mais meio milhão de chamadas do que em 2019.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.