29 / Novembro / 2020

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

APFAC apela à utilização de ETICS para assegurar a poupança energética

22 de Outubro de 2020 às 17:25:11

tamanho da letra:

Notícias

O sistema ETICS (Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior) é uma solução de isolamento que se apresenta com inúmeras vantagens para a construção e para o cliente final, com retorno financeiro garantido.

No sentido de promover a utilização deste sistema, a APFAC- Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção e ETICS tem vindo a desenvolver vários materiais de apoio para formar e manter os profissionais atualizados sobre a correta aplicação do ETICS.
"Os novos requisitos legais relativos à eficiência energética dos edifícios estão a provocar grandes alterações no setor da Construção", começa por explicar a Associação em comunicado, prosseguindo que, "para responder às crescentes exigências de conforto higrotérmico, associadas às preocupações com o consumo de energia e com o meio ambiente, é recomendado isolar termicamente a envolvente dos edifícios, de modo a minimizar as trocas de calor com o exterior, com a consequente redução das necessidades de aquecimento/arrefecimento e a diminuição dos riscos de ocorrência de condensações". Neste contexto, "o Sistema ETICS constitui uma das soluções mais eficientes para se obter fachadas com elevado desempenho nos requisitos mencionados". 
Empenhada na promoção de boas práticas junto dos agentes da construção em geral, de alunos, enquanto futuros profissionais do Setor, mas também dos consumidores, a APFAC tem vindo a apelar à utilização do sistema ETICS, como uma forma de melhorar o conforto térmico das habitações e promover a poupança energética, entre as inúmeras vantagens que os ETICS apresentam. Simultaneamente, pelo crescimento que se tem vindo a registar na utilização do ETICS, quer em construção nova, quer em reabilitação, a APFAC, "como forma de garantir a qualidade na aplicação do sistema", disponibiliza vários materiais, que podem ser descarregados em www.apfac.pt, entre os quais se podem encontrar um tutorial em filme, que descreve a aplicação do sistema ETICS, assim como um Manual ETICS e desenhos técnicos com pormenores construtivos. "Ferramentas que arquitetos, prescritores, aplicadores e outros agentes do Setor possam utilizar na sua atividade normal".
A Associação salienta, também, "a importância reconhecida ao consumidor final na versão mais atualizada do Manual ETICS, pelo papel ativo que poderá ter no controlo da sua obra e, em especial, na instalação deste sistema como forma de garantir o conforto e bem-estar, mas também o retorno financeiro consequente da poupança energética.
Com isto, "a APFAC continua a querer envolver todo o Setor, divulgando, promovendo e investindo em formação das boas práticas da aplicação do sistema ETICS, as vantagens e condicionantes do sistema, bem como a aceitação e controlo dos trabalhos", conclui esta Associação, constituída com o objetivo de contribuir para a solidariedade entre os associados, representando-os e defendendo os seus interesses, promover as argamassas de construção e os ETICS junto de prescritores, donos de obra, projetistas, comerciantes, empresas de construção, empresas de fiscalização e aplicadores, e contribuir para a manutenção dos níveis de Qualidade exigidos pela Diretiva Europeia dos Produtos de Construção

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.