29 / Novembro / 2020

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Mercado de elevadores deverá recuar 3% em 2020

22 de Outubro de 2020 às 10:07:10

tamanho da letra:

Notícias

O valor do mercado português de instalação, manutenção e reparação de elevadores deverá cair em 2020 para os 286 milhões de euros, menos 3% do que o registado em 2019.

A redução é consequência da contração da economia em resultado da Covid-19 e surge após 3 anos consecutivos de crescimento.
Esta é a conclusão do estudo Setores Portugal “Elevadores”, produzido pela Informa D&B, entidade integrada na rede de informação mundial sobre empresas e outras organizações D&B Worldwide Network,.
Segundo o mesmo estudo, em 2019 este mercado cresceu 4,6%, para os 295 milhões de euros, com uma performance nos dois segmentos: o segmento de instalação cresceu 7,3% para os 88 milhões, enquanto o segmento de manutenção e reparação, cresceu 3,5%, para os 207 milhões.
O segmento de manutenção e reparação será o menos afetado devido à elevada idade média do parque de elevadores português e à regulamentação que obriga a determinadas intervenções de manutenção, sendo expectável uma retoma moderada em 2021.
Em 2019, as importações destes equipamentos situaram-se próximas dos 43 milhões de euros. Praticamente todas elas provêm da União Europeia, em especial de Espanha, origem de mais de dois terços do total. As exportações do setor são pouco significativas. 

Estrutura da oferta

O setor é composto maioritariamente por empresas pequenas, dedicadas à manutenção e reparação de elevadores e monta-cargas, e com um campo de atuação geográfico limitado. Contudo, verifica-se um elevado grau de concentração do negócio nos maiores grupos, pelo que a quota de mercado conjunta dos cinco principais operadores ronda os 76%.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.