08 / Abril / 2020

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Escola Alemã de Lisboa e Ordem dos Arquitetos celebraram 100 anos da Bauhaus

14 de Novembro de 2019 às 10:30:13

tamanho da letra:

Notícias

No passado sábado, dia 9, a Escola Alemã de Lisboa e a Ordem dos Arquitectos assinalaram o centenário da Bauhaus com uma sessão especial intitulada “Bauhaus Hoje”, destacando a interdisciplinaridade do que significa “Bauhaus”.

O campus da Escola Alemã de Lisboa é um projeto original de Otto Bartning, um dos pais do programa pedagógico da Bauhaus, cujo trabalho está este ano em destaque.
O programa iniciou-se com uma visita guiada às instalações, pelo arquitecto alemão Lutz Brückelmann. Os visitantes seguiram a visita ao campus, descobrindo, além dos edifícios educativos do liceu e da Escola Primária, também o pavilhão desportivo, o auditório, e o Jardim de Infância.
Além dos edifícios originais, dos poucos em Portugal da escola Bauhaus, pretendeu-se explorar a forma como a arquitectura contemporânea dos novos edifícios, da autoria do Arq. Carrilho da Graça, convivem com o património histórico.
Seguiu-se uma Mesa Redonda com a participação dos arquitetos Carrilho da Graça, Ana Tostões, José António Bandeirinha, do designer José Rui Marcelino e do psicólogo e programador em dança Ezequiel Santos, que debateram as várias correntes da Bauhaus ao longo dos últimos 100 anos e a sua influência na arquitetura, no design e também na dança.
Para a diretora da Escola Alemã, Teresa Salgueiro Lenze, “foi uma honra receber na Escola Alemã figuras tão ilustres da arquitetura e do design em Portugal e poder debater não só o passado, mas também o futuro da Bauhaus e a importância desta escola na cultura alemã e mundial ao longo do último século”.
A moderação ficou a cargo da jornalista Joana Emídio Marques.

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.