12 / Novembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

jumpthegap® distingue projetos inovadores e sustentáveis para o espaço de banho do futuro

25 de Outubro de 2019 às 09:28:30

tamanho da letra:

Notícias

Os prémios da oitava edição do Concurso Internacional de Design jumpthegap®, organizado pela Roca em colaboração com o BCD Barcelona Design Centre, foram entregues no Disseny Hub Barcelona.

Com mais de 25.500 participantes desde a sua criação, esta edição contou com mais de 5.000 participantes de 137 países e com 725 projetos inscritos.
Criado em 2004 com o objetivo de apoiar jovens arquitetos e designers, jumpthegap® é destinado a estudantes e profissionais com menos de 40 anos de idade e divide-se em duas categorias principais: Profissional e Estudante. O Prémio Especial de Sustentabilidade, apresentado pela Fundação We Are Water, é entregue desde 2015.
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o concurso pretende inspirar as futuras gerações de designers e arquitetos a focar o seu trabalho, quando possível, na redução do impacto ambiental, um dos maiores desafios sociais do século XXI. A atenção às alterações climáticas foi, de resto, refletida nesta edição através de produtos que procuram reduzir o consumo de água ou o impacto no Ambiente. 
A cerimónia de entrega de prémios reuniu finalistas da Colômbia, Sérvia, Ucrânia, Hungria, Portugal, Malásia, Coreia do Sul, China, Turquia e Espanha, e profissionais do mundo do design e da arquitetura. 
Os três vencedores, escolhidos entre 12 finalistas, foram anunciados durante a cerimónia e são: na categoria Profissional (prémio de 10 mil euros),‘Morpho’, uma série de painéis modulares elásticos de chão, do colombiano Eduardo Cárdenas (Universidade EAFIT, Medellín); na categoria Estudante (prémio de 10 mil euros) ‘Care Bee’, uma coluna de duche do húngaro Janos Priskin, estudante de design industrial e de produto (Universidade de Artes e Design Moholy-Nagy, Budapeste); Prémio Especial de Sustentabilidade da Fundação We Are Water (prémio de 6.000), ‘Tik-Tap’, uma cabeça de chuveiro de Soyeon Lee, estudante coreana de arte e estudos curatoriais, e Hyemin Min, estudante de design de interiores (Nova Academia de Belas Artes, Milão).

Os projetos vencedores 

Morpho’, do colombiano Eduardo Cárdenas, engenheiro de design de produto, propõe uma série de painéis elásticos modulares de chão que criam um ambiente mais eficiente e interligado para a nova geração de utilizadores de espaços de banho. Os painéis podem adotar múltiplas configurações dependendo das necessidades ou da disposição do utilizador. A sua função principal é abordar três questões presentes na utilização diária do espaço de banho: consumo de água, resposta emocional e segurança. Inspirados pelas geometrias e interações presentes na natureza, os painéis podem formar configurações predefinidas como uma pequena paisagem de praia para crianças ou uma organização espacial segura para um público sénior. 
‘Care Bee’, do húngaro Janos Priskin, estudante de design industrial e de produto, é uma coluna de duche que oferece três opções: chuveiro tradicional, banho de vapor e cuidados de pele. Consiste numa cabeça de chuveiro e painel de controlo com um sistema de circulação de água, um sistema de filtragem e um reservatório de água. Este conceito de banho duche permite uma higiene corporal aprofundada, poupa água e dinheiro e reduz o número de produtos de cuidado de pele a utilizar. 
Por fim, ‘Tik-Tap’, de Soyeon Lee, estudante coreana de arte e estudos curatoriais, e Hyemin Min, estudante coreana de design de interiores é uma cabeça de chuveiro com timer integrado que reflete a distância que uma pessoa precisa de caminhar para obter água em África. Quanto mais curto o duche, menos a pessoa terá de caminhar.





Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.