19 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Tektónica debate temas mais relevantes e atuais da Construção nas Tek Talks

06 de Maio de 2019 às 10:15:41

tamanho da letra:

Notícias

A Tektónica 2019, que decorre esta semana, de 8 a 11 de maio, traz como novidade os “Tek Talks”, um espaço de apresentação sobre os sectores, os profissionais, a tecnologia, a digitalização, as ferramentas, as matérias-primas e as marcas, sem esquecer o debate sobre o futuro do Setor.

Sustentabilidade e inovação são os temas em destaque destes debates informais, numa edição em que não falta o Espaço Inovação Tektónica.
A cada dia do certame, que decorre em simultâneo com o Segurex, haverá um tema orientado. Assim, no dia 8 de maio debate-se a eficiência energética, sob o mote “A Eficiência Energética na construção como garantia da permanência da Vida na Terra”. No dia seguinte, 9, a temática em foco será “Novos Materiais e Economia Circular”, que pretende dar a conhecer a incorporação de novos materiais, quer na construção ou na reabilitação, nos projecos locais ou centrais, na construção em altura, edifícios de escritórios ou serviços e construção particular, entre outros.
Com a talk “Novos Materiais e Economia Circular”, coorganizada com o Grupo Preceram/Vocalis, pretende-se abordar a eficiência energética no seu ciclo, desde a fase da investigação (produção) e fase da escolha e decisão (projeto) até à garantia da exigência do consumidor (venda sustentada), cuja satisfação deverá estar mapeada e ser refletida na investigação e produção. Já confirmado nesta talk está Ávila e Sousa, diretor Técnico do Grupo Preceram.
Já no dia 10 o tema é a Reabilitação em parceria com a COTEC. “Indústria 4.0 na Construção” é uma talk que pretende realçar a envolvência da economia e da sociedade na nova era da Construção 4.0, enquanto criadora de novos perfis, geradora de mais postos de trabalho, garantia de menor desperdício, facilitadora na contratação e mediadora no conflito.
Algumas soluções adjacentes de uma aposta cada vez maior em tecnologia de ponta e realidade virtual já trazem resultados promissores, como são os casos da geo-localização de alta definição, o uso da metodologia BIM na elaboração dos projectos e a implantação de sistemas de gestão para integração e digitalização dos processos.
As "Tek Talks" são um novo formato na Tektónica, que pretende proporcionar aos visitantes profissionais e buyers internacionais um debate informal e descontraído, onde a Construção e Arquitectura, com enfoque na sustentabilidade e reabilitação, estão no centro das conversas, em parceria com a imprensa especializada do Setor.

Produtos inovadores em concurso no Espaço Inovação Tektónica

O Espaço Inovação é uma das áreas nobres da Tektónica, representativo dos novos produtos vanguardistas da Construção, numa perspetiva técnica, estética, funcional e social. O Espaço Inovação da Tektónica realiza-se desde 2000 e premeia os produtos mais inovadores do Setor. Este ano, apresenta-se com um novo objecto de avaliação, em virtude da evolução do mercado: o aspecto social - relevância e orientação do produto no âmbito da sustentabilidade, compromisso com a sociedade e visão para o futuro de uma sociedade melhor e ainda mais evoluída.
As empresas expositoras da Tektónica puderam apresentar a sua candidatura até ao dia 26 de abril a um concurso que abrange produtos de diversas áreas: pavimentos, revestimentos, isolamentos, construções metálicas, jardins, tectos falsos e divisórias, sistemas de construção sustentável, domótica, soluções energéticas, etc.

Em 2018, o grande vencedor foi a Microcrete, que patenteou um revestimento inovador que permite ao utilizador aplicá-lo em qualquer parte da habitação sem necessitar de recorrer a apoio externo. Até ao momento, a Tektónica já recebeu candidaturas de 30 produtos inovadores no mercado.
Para além da escolha de um vencedor, o júri, composto por representantes da AECOPS, LNEC, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros e Universidade Lusófona, atribui até três menções honrosas.
Todos os produtos concorrentes estarão na exposição no Espaço Inovação, no Pavilhão 1, e os vencedores serão divulgados na cerimónia de entrega de Prémios Tektónica e Segurex 2019, no dia 9, pelas 19h30, no Pavilhão Multiusos.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.