25 / Abril / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

CERTIF consolida liderança e reforça atividade no exterior

28 de Fevereiro de 2019 às 09:45:04

tamanho da letra:

Notícias

A CERTIF - Associação para a Certificação manteve, em 2018, a rota de crescimento e consolidação da posição de liderança na certificação de produtos e serviços e na Marcação CE nos produtos de construção.

As relações internacionais ocupam um espaço relevante na atividade da CERTIF, que aumentou a sua faturação no exterior de 35% para 36,5%, sendo ainda de salientar que uma grande parte da sua atividade está ligada a produtos que se destinam à exportação.
Com a preocupação de dispor de uma oferta que vá de encontro às necessidades dos seus clientes e dos fabricantes nacionais, a CERTIF tem procurado desenvolver novos esquemas de certificação e acreditar-se para novas normas por forma a poder apoiar as empresas nos seus processos de exportação.

Certificação de produtos

A certificação de produtos, core-business da CERTIF juntamente com a Marcação CE), representou 78,5% do volume de negócios da Associação, 66% dos quais referem-se a produtos de construção.
A distribuição setorial (certificação de produtos e marcação CE) passou a ser a seguinte:

Uma grande parte destas certificações envolve produtos para exportação, continuando a CERTIF a desenvolver, em parceria com organismos estrangeiros, processos que se destinam somente à obtenção de certificações indispensáveis ao acesso a esses mercados.

Certificação de serviços

A certificação de serviços continuou, maioritariamente, dedicada ao serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa. Em 2018 foram emitidos mais de 160 novos certificados, estando válidos 1200, e mantendo-se vários processos em curso.
De realçar o desenvolvimento de novos esquemas de certificação, para os quais foi obtida a respetiva acreditação, designadamente, o serviço de manutenção de extintores e o serviço de atribuição do fim de estatuto de resíduo (FER).
No âmbito da certificação de serviços, a oferta da CERTIF diversificou-se para os seguintes esquemas: consultoria em higiene e segurança alimentar para estabelecimentos de restauração e bebidas; fim do estatuto de resíduo para plástico recuperado, sucata de ferro, aço e alumínio, sucata de cobre, borracha derivada de pneus usados; gestão administrativa de recursos humanos; manutenção de extintores; serviço de formação profissional; serviço de manutenção; e transportes públicos de passageiros.

Certificação de sistemas de gestão

A certificação de sistemas de gestão manteve-se como uma atividade complementar, com interesse para clientes com certificação de produto ou serviço.
A situação no final do ano, relativamente a certificados válidos, era a seguinte:

Certificação de processos
Foram certificados três novos sistemas de controlo da produção de betão em centrais instaladas em barragens.
Em Angola, foi certificado um processo de controlo de fabrico em empresa de tijolos cerâmicos.

Certificação de pessoas

A certificação de pessoas resulta de duas parcerias, uma com a ADENE, na área das energias renováveis e eficiência energética, e outra com o CTCV, para auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambiente.
De salientar que no programa de incentivos para a colocação de janelas eficientes foi considerada obrigatória a certificação dos respetivos instaladores.
Em 2018 foram emitidos 112 novos certificados, o que levou a que, no final do ano, estivessem certificados 202 técnicos nos seguintes domínios:

Dada a sua característica individual, este tipo de certificação tem uma grande rotatividade, existindo sempre um elevado número de desistências, que vai sendo compensado com a emissão de novos certificados.

Marcação CE

A CERTIF manteve a política de extensão do seu âmbito a novas normas, tendo em conta que, para várias normas, é o único Organismo Notificado nacional no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção que pode oferecer esse serviço às empresas.
Nesta linha, foi estendida a atividade para novas normas de cabos de energia para trabalhos de construção com resistência ao fogo, cabos multicondutores com bainha (não armado) e condutor de cobre e uma norma de madeiras, bem como para uma EA de blocos para sistemas de cofragem.
Foram emitidos durante o ano cerca de 160 certificados, destinando-se, muitos deles, a processos de exportação.
Na Marcação CE existem clientes na Alemanha, Angola, Brasil, Chipre, Espanha, Grécia, Itália, Irão, Reino Unido, Suíça e Turquia.

Declarações Ambientais de Produto

A CERTIF é a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, atua no âmbito do Sistema DAP Habitat.
Em 2018 deram entrada cinco novos pedidos de verificação de Declarações Ambientais de Produto (DAP’s), cujos processos serão concluídos em 2019.

Relações internacionais

A CERTIF privilegia as suas relações internacionais como forma de transferência de know-how e para aceder a acordos de reconhecimento que lhe permitam conceder marcas de conformidade comuns e que facilitem a obtenção de acordos bilaterais para um acesso mais fácil a certificados de outros países.
A faturação no exterior subiu de 34% para 36,5% do seu volume de negócios, proveniente de clientes em mais de 20 países. Em 2018 é de realçar uma nova certificação em Angola e a emissão do primeiro certificado conjunto com um organismo angolano.
Para além do seu trabalho com clientes estrangeiros a de muitas certificações de produtos que se destinam à exportação, é de realçar o trabalho realizado pela CERTIF com clientes que não pretendem obter um certificado português, mas sim certificações estrangeiras indispensáveis para o acesso a esses mercados.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.