23 / Outubro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Quartel da Graça à procura de investimento de 30 milhões de euros

05 de Fevereiro de 2019 às 10:22:16

tamanho da letra:

Notícias

O Governo lançou o concurso público para a concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, ao abrigo do programa Revive.

O valor base previsto no concurso para a renda anual é de 332 604 euros e o investimento estimado é de 29,7 milhões de euros.
O concurso decorrerá em duas fases. A primeira, o período de qualificação prévia de candidatos, decorre até 6 de março de 2019. Posteriormente será lançada a segunda fase, com um período de 25 dias para apresentação de propostas.
O imóvel será concessionado durante 50 anos para instalação de um hotel de 5 estrelas.
O Quartel da Graça, classificado como Monumento Nacional desde 1910, está localizado numa das sete colinas de Lisboa, com vista privilegiada para a cidade. Foi fundado, enquanto Convento da Graça, no século XIII, tendo sido reedificado no século XVI e restaurado após o terramoto de 1755.
Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, foi ocupado pelo Exército, passando a designar-se de Quartel da Graça. A igreja, a sacristia e a casa do capítulo foram entregues à Irmandade do Senhor dos Passos. Nos últimos anos, o Quartel acolheu serviços da GNR e do Exército.
A concessão não inclui a área da igreja nem o respetivo jardim, estando igualmente fora do âmbito do concurso o Jardim da Cerca da Graça. O concurso estabelece que o concessionário ficará responsável por construir os espaços que vão acolher as capelas mortuárias que servirão de apoio à igreja.
O Quartel da Graça é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa do Governo (nomeadamente das áreas das Finanças, Economia e Cultura, mas também de outras que ocupem os edifícios) com a colaboração das autarquias locais e que visa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do País.
Este é o 16.º concurso a ser lançado no âmbito do Revive. Atualmente, estão abertos os concursos para a concessão da Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, do Mosteiro de Arouca, do Convento de São Francisco, em Portalegre, do Quartel do Carmo, na Horta (Açores), do Convento do Carmo, em Moura, do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, da Quinta do Paço de Valverde, em Évora e do Castelo de Vila Nova de Cerveira.

 


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.