16 / Junho / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

BPI cria linha de crédito para financiar Eficiência Energética no setor empresarial

16 de Janeiro de 2019 às 10:10:00

tamanho da letra:

Notícias

O BPI assinou, com o Banco Europeu de Investimento (BEI), um acordo de financiamento e garantia de 50 milhões de euros, com vista ao lançamento de um instrumento financeiro de apoio à eficiência energética.

 
A Linha BPI/BEI Eficiência Energética destina-se a apoiar projetos de investimento em eficiência energética realizados pelo setor empresarial. Trata-se do único acordo celebrado em Portugal no âmbito do Instrumento de Financiamento Privado para a Eficiência Energética (PF4EE) gerido pelo BEI e financiado pela Comissão Europeia através do Programa LIFE (Programa para o Ambiente e a Ação Climática 2014-2020).
Para facilitar o processo de candidatura ao financiamento, o BPI e o BEI desenvolveram uma ferramenta online que permite verificar a elegibilidade dos projetos de eficiência energética e estimar o potencial de poupança de energia, custo e CO2 de cada projeto.
A aplicação destina-se a Clientes e Fornecedores de soluções de eficiência energética, permitindo realizar um enquadramento prévio à elegibilidade dos projetos para financiamento através da Linha BPI/BEI Eficiência Energética. A ferramenta permite, ainda, identificar os potenciais de poupança, ajudando à decisão do investimento.
“A linha BPI/BEI Eficiência Energética beneficia de uma garantia de 80% do BEI, operação a operação, que permite ao banco, entre outros benefícios, disponibilizar condições especiais de spread e financiamentos a prazos mais longos (até 20 anos)”, explica-se em comunicado. Estes prazos, sublinha-se, “permitem às empresas adequar a maturidade do financiamento ao payback dos respetivos investimentos”.
Nesta linha de crédito, o BPI beneficia do apoio técnico especializado de um consultor do BEI para esclarecimento de dúvidas específicas relativas aos projetos ou em caso de operações mais complexas que impliquem a conjugação de várias medidas.
 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.