16 / Abril / 2024

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Estudo inédito diz que “Porto é a cidade do momento”

29 de Novembro de 2018 às 10:57:24

tamanho da letra:

Notícias

A JLL divulgou a primeira edição do estudo Market 360º Porto, no qual analisa o comportamento do mercado imobiliário da região Porto e Norte até ao 3º trimestre de 2018, um ano marcado pela crescente atratividade da região junto dos investidores estrangeiros e pela sucessão de recordes em termos ocupacionais, transacionais e de evolução de rendas e preços.

O novo research foi apresentado durante a VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto, na conferência promovida pela JLL sob o tema “Why Porto?” e que explora a atratividade da cidade no contexto internacional.
“O Porto é a cidade do momento. E esta posição não é uma moda ou algo momentâneo”, começou por dizer Pedro Lancastre, diretor geral da JLL. “A cidade está definitivamente no mapa nacional e internacional como uma opção atrativa para visitar, morar, trabalhar ou fazer compras. A reabilitação que começou no centro histórico, e se alastrou a cada vez mais zonas, deu um impulso fantástico ao Porto e contribuiu para a sua crescente projeção como um território que vale muito a pena conhecer. O turismo abriu as portas à nova vida da cidade, atraindo mais comércio, mais hotéis, mais alojamento. Mas atrás vieram também os talentos, as empresas e os novos habitantes, que tanto gostam da cidade e apreciam a sua qualidade de vida”.
“E o mercado imobiliário soube responder a esta nova surpreendente procura, desenvolvendo um enorme dinamismo nos últimos anos. Apresenta hoje uma oferta sólida em todos os setores, quer estejamos a falar de retalho, de habitação, de escritórios, de investimento ou de hotelaria e turismo», acrescenta o responsável.
O mercado de escritórios é um dos principais estandartes deste novo dinamismo que se vive na Invicta, que é cada vez mais procurada pelas grandes multinacionais para a instalação de centros tecnológicos e de serviços partilhados.
Na sua análise ao mercado de retalho, o Market 360º Porto confirma igualmente o momento saudável do comércio de rua, que tem vindo a consolidar-se, sendo palco fértil para a atração de novas marcas e conceitos, respondendo a um consumidor cada vez mais exigente.
O Porto está também a ganhar destaque como destino para o investimento imobiliário comercial, assumindo-se como uma verdadeira alternativa a Lisboa à medida que esta se vai tornando sobrelotada, sobretudo junto de investidores value add e oportunista.
Por seu turno, o mercado residencial portuense tem vindo a afirmar-se como um mercado cada vez mais relevante à escala nacional e a promoção imobiliária também está a responder a este fulgor do mercado, com projetos com maior escala, em todos os segmentos e inclusive empreendimentos que conjugam vários usos, destacando-se ainda a expansão para zonas menos centrais e consolidadas na cidade do Porto.
É o caso do mercado hoteleiro, que já este ano viu a sua oferta reforçar-se com 3 novas aberturas, trazendo 380 novas camas à cidade, às quais se deverão juntar outras duas novas inaugurações até ao final do ano, com 276 novos quartos.
Em relação ao potencial de crescimento do mercado do Porto, Pedro Lancastre conclui que “novos projetos, modernos e muito apelativos estão a nascer um pouco por toda a cidade, com a enorme vantagem de haver ainda espaço para novos investimentos com preços ainda bastante competitivos face a Lisboa e a outras cidades europeias. É uma equação difícil de igualar e que vai continuar a interessar os investidores, sem dúvida! Em suma, há ainda muito por acontecer nesta cidade onde o mercado imobiliário já acompanha a tendência animadora de crescimento de Lisboa. As oportunidades numa cidade que é cosmopolita, mas que não cedeu na sua autenticidade, são muitas. E para perceber onde estão, lançamos esta nova iniciativa. Uma visão 360º exclusivamente sobre o Porto, única como a cidade merece”, termina.

 

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.