25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Prémio Manuel António da Mota distingue Universidade da Beira Interior

26 de Novembro de 2018 às 10:51:06

tamanho da letra:

Notícias

O Prémio Manuel António da Mota, no valor de 50 mil euros, foi entregue à Universidade da Beira Interior, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Na sua nona edição, o galardão pretendeu enaltecer os esforços desenvolvidos pelas organizações que se distinguem na execução de projetos em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Na construção civil, a utilização do cimento Portland agrava a sobre-exploração destes recursos naturais, além de se traduzir também num gasto significativo de energia e contribuir para o aumento da libertação de gases com efeito de estufa, nomeadamente CO2. Face a este problema e no âmbito do C-MADE - Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas da Universidade da Beira Interior (UBI) - Unidade de investigação e desenvolvimento em engenharia civil e áreas afins, constituída em consórcio entre a UBI e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi desenvolvido o projeto “eCO2blocks”, que consiste no desenvolvimento de produtos de construção, compostos essencialmente por resíduos industriais ricos em cálcio e magnésio, que endurecem com absorção de dióxido de carbono, em condições de humidade, temperatura e pressão constantes. Os produtos de construção são obtidos por moldagem e compactação da mistura dos resíduos e água residual não potável. Os ligantes e produtos obtidos com esta tecnologia têm resistência mecânica e resistência ao fogo superior a produtos de construção equivalentes obtidos com cimento Portland.
Assim, este projeto tem como objetivo substituir parcialmente ou integralmente a utilização do cimento Portland, além de reduzir ou eliminar a utilização de água potável, e de recursos naturais minerais, na produção de materiais de construção civil. Adicionalmente, o tempo necessário ao endurecimento total dos produtos obtidos é dez vezes inferior ao tempo necessário para o endurecimento de produtos de construção equivalentes produzidos com cimento Portland. Esta tecnologia também é útil para acelerar o processo de produção de materiais de construção, podendo ainda ser utilizada na produção de todo e qualquer tipo de produto de construção para aplicações estruturais e não estruturais.
Rui Pedroto, presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, justifica assim a escolha do vencedor do Prémio: “Sob o lema “Portugal Sustentável”, a nona edição do Prémio Manuel António da Mota procurou chamar a atenção para a importância do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na construção do nosso futuro coletivo. O número de organizações concorrentes e a qualidade dos projetos apresentados corresponderam integralmente às nossas melhores expetativas, atestando o interesse das instituições, públicas e privadas, por este tema e pela sua relevância no contexto nacional. Atenta, desde sempre, às grandes questões com que se debate a sociedade portuguesa contemporânea, a Fundação colocou o desenvolvimento sustentável no centro do debate, distinguindo e dando justificada visibilidade pública às instituições que se notabilizam pelos projetos apresentados nestes domínios, em que se cruzam as questões económicas, sociais e ambientais”.

Mais dois prémios e sete menções honrosas

A par da Universidade da Beira Interior, foram ainda distinguidas nove instituições nacionais, cabendo o 2º e 3º lugares, respetivamente, à Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência, com um prémio de 25 mil euros e GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, com um prémio de 10 mil euros, e sete menções honrosas no valor de 5 mil euros cada às instituições AGUIARFLORESTA – Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar, Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, Associação Cuidadores – Melhorar a vida de quem cuida, Câmara Municipal de Esposende, Cooperativa Integral Minga CRL, COOPÉRNICO – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável CRL e Os Pioneiros – Associação de Pais de Mourisca do Vouga.
A cerimónia de entrega do Prémio Manuel António Mota contou com as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ex-Presidente da República, Ramalho Eanes, investigador, professor universitário e presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, Maria Manuela Mota, e presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil SGPS, António Mota.
A iniciativa foi ainda marcada por um momento musical a cargo do Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.