Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
22 de Novembro de 2018 às 11:38:25
tamanho da letra:
A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro – vai apresentar publicamente o novo projeto “Construção para a Saúde”, no dia 28 de novembro, às 15h, na Ordem dos Arquitetos, Sede da Secção Regional do Norte, no Porto.
“Com a indústria da saúde a constituir-se um dos motores da economia e a hospitalização domiciliária a tornar-se uma realidade, este projeto irá procurar e partilhar informação e conhecimento para uma construção mais saudável, que promova o bem-estar dos cidadãos dentro dos edifícios”, informa a Associação em comunicado.
A InovaDomus irá conhecer as normas existentes internacionais que parametrizam a construção saudável, com o contributo de um conjunto de especialistas alargado - engenheiros civis, engenheiros informáticos, médicos, psicólogos, entre outros -, e a validação da Organização Mundial da Saúde, de modo a proceder à adaptação dessa parametrização à escala nacional e, eventualmente, europeia.
No final do projeto, as empresas do sector da Construção e do Imobiliário irão dispor de informação de como construir ou de como desenvolver soluções com um impacto positivo na saúde dos cidadãos, acrescentando valor ao Setor e preparando os “players” para as exigências e oportunidades da indústria da saúde.
“Os desafios da construção para a saúde são complexos: por um lado a construção está associada a estratégias de custo, ao invés da diferenciação; por outro, as pessoas passam cerca de 90% do seu tempo no interior de edifícios, quer seja em suas casas quer seja no local de trabalho; e por outro lado, ainda, estão a viver cada vez mais tempo, conduzindo a que cada vez mais idosos vivam sozinhos e em lares”, explica António Oliveira, presidente da InovaDomus.
“A InovaDomus considera importante criar um movimento para uma construção e habitação saudável, como fator valorizador do produto, e que conduza ao descortinar de soluções que permitam um impacto positivo na saúde dos indivíduos dentro dos edifícios, sendo o projeto ‘Construção para a Saúde’ o primeiro passo para atingir este objetivo”.
Participam na apresentação deste projeto: António Oliveira, presidente da InovaDomus, Ana Velosa, pró-reitora da Universidade de Aveiro, Hugo de Almeida, diretor do Consumer NeuroScience LAB da Universidade de Aveiro, e Eduardo Leite, administrador da CARI Construtores, Grupo DST, que abordarão, respetivamente, os temas: “A InovaDomus e a sua motivação para o projeto”; “O projeto e a participação da UA”; “A ciência pode construir a interação perfeita entre os edifícios e a saúde humana - uma abordagem centrada no ser humano”; e “O possível impacto do projeto no mercado da construção”.
O encerramento será presidido por João Correia Neves, secretário de Estado da Economia.
A InovaDomus, recorde-se é uma rede que promove a cooperação universidade-indústria e incentiva as empresas a desenvolverem inovações para o setor do habitat ao nível concetual, científico e tecnológico. Criada em 2002, a InovaDomus é uma associação sem fins lucrativos constituída por 10 associados: Universidade de Aveiro, Efapel, Extrusal, Iberfibran, OLI, Rederia, Revigrés, Saint-Gobain Weber, TEKA e Umbelino Monteiro.
As inscrições no evento são gratuitas e devem ser efetuadas previamente aqui.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Atividade da Construção continua a ser permitida
14 de Janeiro de 2021
Publicados novos Manuais de Critérios Ecológicos para a Contratação Pública
11 de Janeiro de 2021
Novas declarações modelo 3 e 10 em vigor em 2021
08 de Janeiro de 2021
COSEC reforça digitalização da gestão da apólice e processos
08 de Janeiro de 2021
Novas linhas do metro do Porto serão construídas em PPP
02 de Junho de 2010
Incentivo da “troika” ao arrendamento é oportunidade para construtoras escoarem produção
06 de Maio de 2011
Concurso Porta 65 Jovem abre no próximo dia 26
14 de Abril de 2011
Acordo com Venezuela implica construção de 12.500 habitações sociais
31 de Maio de 2010