Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
26 de Outubro de 2018 às 14:32:54
tamanho da letra:
A InterCement e a Cimpor assinaram com o Grupo OYAK um contrato que tem como objeto a aquisição de todos os ativos que compõem a sua Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde.
Através desta aquisição, a OYAK Cement, subsidiária do grupo com o mesmo nome, integrará no seu portfolio as três fábricas e as duas moagens de cimento, as 20 pedreiras e as 46 centrais de betão da Cimpor localizadas em Portugal e em Cabo Verde.
O OYAK (Ordu Yardýmlaþma Kurumu) é o primeiro e maior fundo de pensões (‘second tier’) na Turquia. Fundado em 1961, é líder em investimentos estratégicos em setores lucrativos e de crescimento continuado de diversas indústrias como o cimento e a betão, a exploração mineira e a metalúrgica, o automóvel, a energia e o sector químico, a agricultura, a logística, as finanças e a alumina especializada. Emprega atualmente cerca de 30 mil pessoas em 19 países, e registou, em 2017, um volume de negócios de 10,2 mil milhões de dólares.
A sua subsidiária OYAK Cement conta com 7 fábricas integradas de cimento, 3 moagens de cimento, 45 centrais de betão pronto localizadas na Turquia, com uma capacidade anual de produção de 12 milhões de toneladas. Líder de mercado na Turquia, “é uma referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para a utilização de cimento, orientadas por critérios de eficiência, criatividade e rentabilidade, bem como pela sua atuação sustentável e responsável em termos ambientais e comunitários”, afirma-se em comunicado. “No âmbito da sua estratégia de internacionalização, a OYAK Cement identificou o potencial de integração da Cimpor Portugal e Cabo Verde, valorizando, em particular, o seu know-how, capacidade operacional, a escala, o posicionamento geográfico e a sua capacidade exportadora”, explica-se no mesmo documento.
Esta aquisição, que está sujeita à aprovação das Entidades da Concorrência competentes, contempla a manutenção das estruturas humanas atuais das áreas produtivas e dos serviços centrais da Cimpor em Portugal e Cabo Verde.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Declaração inicial do beneficiário efetivo ainda pode ser entregue
13 de Dezembro de 2019
Baixa do Porto com carteira de 50 projetos imobiliários no 1º semestre
11 de Dezembro de 2019
Belas Clube de Campo recebe primeiras aplicações do índice de Eficiência Hídrica
10 de Dezembro de 2019
Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020 decorrem até 7 de fevereiro
09 de Dezembro de 2019
Novas linhas do metro do Porto serão construídas em PPP
02 de Junho de 2010
Incentivo da “troika” ao arrendamento é oportunidade para construtoras escoarem produção
06 de Maio de 2011
Concurso Porta 65 Jovem abre no próximo dia 26
14 de Abril de 2011
Acordo com Venezuela implica construção de 12.500 habitações sociais
31 de Maio de 2010