25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Merlin Properties compra Almada Forum por 406,7 milhões de euros

23 de Julho de 2018 às 11:59:11

tamanho da letra:

Notícias

A Merlin Properties, empresa imobiliária de origem espanhola, anunciou a aquisição do Centro Comercial Almada Forum, à Blackstone, por 406,7 milhões de euros.

A transação foi efetuada, em representação da Blackstone, pela JLL e o espaço comercial integrava o portfólio de retalho Rio Tejo, originalmente composto por três centros comerciais e um retail park, sendo o Almada Fórum o último ativo deste portfólio a ser vendido.
No conjunto, o portfólio Rio Tejo representa a maior transação de sempre em Portugal, atingindo um valor superior a 900 milhões de euros, uma vez que os restantes três ativos, nomeadamente, o Forum Montijo, o Forum Sintra e o Sintra Retail Park, foram adquiridos pela Immochan por um valor estimado de cerca de 400 milhões de euros.
“O Almada Fórum é o que se chama no mercado de “ativo troféu”, pois conjuga condições raras de localização, dimensão e performance. Comparável aos mais importantes centros comerciais europeus, o Almada Fórum atraiu um largo número de investidores internacionais, reforçando a confiança no mercado português,” afirma Fernando Ferreira, Head of Capital Markets na JLL Portugal.
Mike Bellhouse, Regional Director, EMEA Retail Capital Markets na JLL acrescenta que, “apesar de todos os desafios no setor do retalho, esta transação demonstra que ativos de grande qualidade, em localizações chave, que oferecem características robustas e resilientes, continuam muito atrativos. Continuamos a assistir a uma procura de oportunidades de escala em novos mercados por parte de investidores experientes, tanto locais como internacionais”.
Por seu turno, Elmar Schoonbrood, Managing Director, Real Estate, na Blackstone, comenta que “a venda do Almada Fórum é mais um exemplo de sucesso da nossa estratégia de compra e estabilização de ativos e portfólios complexos. Através de uma gestão ativa e do desenvolvimento de iniciativas de valor acrescentado, a Blackstone contribuiu para a melhoria do tenant mix e da experiência do consumidor nos ativos que compõem o seu portfólio.”

 

Investimento de mais de mil milhões desde o início do ano

 

Numa informação constante do site da Merlin Properties, Ismael Clemente, CEO da empresa, afirma que “o centro comercial Almada Fórum é um exemplo de um ativo excecional que raramente é encontrado no mercado. O centro comercial de qualidade é a opção favorita de retalho para os portugueses. Apesar da concorrência do comércio online, o formato do centro comercial continua a crescer de forma sustentada na Península Ibérica e acreditamos no seu futuro, através da transformação e adaptação a um mercado de retalho em constante mudança”.
Inaugurado em 2002, o Almada Forum tem uma área bruta locável (ABL) de aproximadamente 82.000 m², dos quais 22.000 m² ocupados por um hipermercado, e 5.500 lugares de estacionamento. O espaço é um destino de compras e lazer dominante na margem sul do rio Tejo, recebendo mais de 14,4 milhões de visitantes por ano. No entanto, as ligações ao centro de Lisboa, à A2 e ao IC20, promovem uma área de influência que cobre uma população de quase 2,8 milhões de pessoas.
Com um valor de rendas bruto por ano de 24 milhões de euros, “este ativo oferece um potencial de crescimento futuro das rendas mediante a melhoria na gestão e nos arrendamentos variáveis”, considera a Merlin, afirmando que, após esta aquisição, a divisão de centros comerciais da empresa gerará rendas brutas anuais de mais de 125 milhões de euros, enquanto aumenta ainda mais a qualidade do seu portfólio e o peso relativo urbano e dominante para 85%.”
Ao todo, o portfólio Rio Tejo conta com mais de 210,000 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e com 542 inquilinos nacionais e internacionais.
Segundo a publicação “Vida Imobiliária”, desde o início do ano, foram investidos mais de 1.000 milhões de euros na compra de centros comerciais em Portugal, um valor recorde para o mercado português, conclui.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.