20 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

JLL vende quarteirão na Baixa de Lisboa por mais de 66 milhões

16 de Julho de 2018 às 14:56:14

tamanho da letra:

Notícias

O departamento de Urban Development da JLL concluiu o processo de venda do Augusta Lisbon, um dos maiores ativos para reabilitação urbana na Baixa de Lisboa, que ocupa um quarteirão inteiro, para o qual foi mandatado no final de 2017.

A transação será concretizada nas próximas semanas. Em representação do vendedor, o Fundo de Pensões do Banco BPI, a equipa da JLL foi responsável pela montagem e assessoria de todo o processo competitivo, que, conforme refere em comunicado, “se revelou num dos mais disputados do mercado, superando todas as expetativas”, conforme refere em comunicado. O novo proprietário é um fundo gerido pela Norfin, que adquiriu o conjunto de imóveis por um valor acima de 66 milhões de euros.
Também conhecido como quarteirão do BPI, o Augusta Lisbon é delimitado por quatro das mais importantes ruas da Baixa –  Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua do Comércio e Rua de São Julião - e tem uma área bruta de construção de 11.100 m2. Um dos seus grandes atrativos prende-se com “a versatilidade em termos de desenvolvimento imobiliário, já que permite conjugar os usos de habitação, retalho e hotelaria, apresentando por isso forte potencial para acolher um dos maiores empreendimentos imobiliários do centro histórico de Lisboa”, lê-se no referido comunicado. O ativo ocupa um quarteirão completo formado por cinco edifícios, quatro dos quais atualmente ocupados pelo BPI.
Segundo Manuel Puerta da Costa, administrador da BPI Gestão de Ativos e gestor do Fundo de Pensões do Banco BPI, afirma, a desocupação do conjunto de quatro edifícios pelo inquilino está prevista até ao final de 2018. “Este desinvestimento permite realizar uma importante mais-valia, que reforçará os capitais do Fundo de Pensões, abrindo-lhe novas opções de investimentos imobiliários alternativos, com interessante potencial de valorização e rendimento,” explica aquele responsável.
Em comentário a esta transação, Pedro Lancastre, diretor geral da JLL, nota por seu turno que, “pela sua localização e potencial, o Augusta Lisbon é um ativo de exceção, num mercado onde os investidores procuram cada vez mais projetos de grande dimensão para desenvolvimento imobiliário e onde um dos grandes desafios é a falta de produto. Iniciámos, por isso, o seu processo de venda com as expetativas elevadas, mas o entusiasmo que o ativo gerou junto dos investidores superou-as em muito. Trata-se de uma transação icónica, não só pela sua dimensão e importância para o mercado imobiliário, mas sobretudo pelo impacto que terá na cidade de Lisboa, já que vai avançar a reabilitação de um quarteirão inteiro na Baixa, requalificando toda aquela zona e criando mais um ponto de atração de pessoas e de criação de riqueza”.
Gonçalo Santos, novo diretor de Urban Development da JLL, acrescenta que, “por conjugar um potencial de desenvolvimento de elevado valor numa localização prime e de grande procura turística e residencial, em pleno coração da Baixa, este é um ativo único. Trata-se de uma oportunidade que dificilmente se repetirá no mercado e isso refletiu-se durante todo o processo de venda. A aquisição do quarteirão foi fortemente disputada, com um elevado número de propostas e pedidos de informação por parte de players de vários pontos do globo, sugerindo para ali vários programas de reabilitação contemplando usos de retalho, residencial e hotel. Foi um mandato muito gratificante para a nossa equipa, cujo balanço não poderia ser mais positivo.”

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.