20 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

ADENE lança ferramenta de gestão de energia

28 de Maio de 2018 às 11:41:51

tamanho da letra:

Notícias

O Barómetro de Eficiência Energética da Administração Pública, lançado pela ADENE – Agência para a Energia, no âmbito do Programa ECO.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública) já está em funcionamento.

Depois de uma primeira versão descontinuada em 2012, este novo barómetro pretende ser um instrumento estratégico para o setor Estado, promovendo a monitorização e gestão da energia das entidades públicas e dos ministérios, já que permite, com base num conjunto de indicadores, registar, avaliar e comparar o desempenho energético de cada serviço e organismo, sendo os rankings divulgados publicamente, a partir do momento em que existam dados comparativos.
O Barómetro ECO.AP permitirá, em primeiro lugar, caracterizar os consumos de energia dos edifícios da Administração Pública Central, considerando-se esta "uma condição essencial para o planeamento de políticas e medidas estruturadas e capazes de promover de forma eficaz a eficiência energética e as energias renováveis no setor público”. Adicionalmente, permitirá também “identificar boas práticas de eficiência energética, possibilitando que as mesmas possam ser comunicadas e disseminadas pelos restantes serviços e organismos, funcionando como mecanismo indutor de práticas e comportamentos energeticamente eficientes”.
Os Gestores Locais de Energia (GLE), assim como os responsáveis pelas entidades e organismos públicos, são considerados os pilares para a promoção da utilidade desta ferramenta de referência para a gestão dos consumos de energia do Estado, enquanto agentes mobilizadores e interventivos na introdução e avaliação dos dados relativos aos consumos de energia.
Nesta fase, o Barómetro irá agregar os consumos de todos os vetores de energia (e.g. eletricidade, gás natural, energias renováveis) dos edifícios pertencentes e ocupados por entidades da Administração Pública Central, e, desta forma, criar uma caracterização dos consumos atuais que servirá igualmente como ferramenta de monitorização da implementação do Programa ECO.AP, e avaliar o cumprimento das metas a que Portugal se obrigou na área da eficiência energética na Administração Pública.
Em resumo, os principais objetivos do Barómetro ECO.AP são: incentivar a eficiência energética na Administração Pública e desta forma reduzir custos; analisar os resultados de eficiência energética das entidades públicas, comparando e divulgando publicamente o desempenho dos serviços de cada Ministério, através de um conjunto de indicadores; veicular o Estado como referência na gestão de consumos de energia e disseminador de boas práticas de eficiência energética; proporcionar aos Ministérios a identificação das entidades que representam 20% do seu consumo total e a identificação de metas para planos de ação de eficiência energética; desenvolver um modelo de barómetro evolutivo, promovendo continuamente a sofisticação e âmbito, e que assim permita identificar oportunidades de melhoria mais direcionadas e focadas a cada ano, a cada Ministérios ou cada tipologia de edifícios ou serviço; dotar o Estado de uma ferramenta de gestão dos seus consumos de energia, gerida pelos Gestores Locais de Energia.
Maria João Coelho, vice-presidente da ADENE, explica que “o Barómetro ECO.AP é um instrumento central para a prossecução das medidas que visam a eficiência energética na Administração Pública e também para a monitorização do Programa ECO.AP. Para atingir os objetivos e as metas propostos é necessário continuar a investir num conjunto de ações e de instrumentos de apoio aos Gestores Locais de Energia, aos seus Dirigentes Superiores e a todos aqueles que pretendem implementar medidas de eficiência energética tendo em vista a redução de consumos. O Estado pode assim dar um bom exemplo de boas práticas ao setor privado e a todos os cidadãos, conseguindo reduzir custos com a sua fatura de energia”.

Campanha ECO.AP

Recorde-se que Portugal comprometeu-se reduzir, até 2020, os consumos de energia em 30% no setor Estado. Para a percussão destas metas foi criado o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública, “ECO.AP”, estabelecido através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2011, de 12 de janeiro.
Neste âmbito, está em vigor uma Campanha de Sensibilização promovida pela ADENE e com o mote «A Energia tem ECO no Futuro», que tem como principal desígnio envolver a Administração Pública Central na promoção da Eficiência Energética, através de um plano de ações inovadoras que decorrerão ao longo de 2018.


Pequenos gestos, mais eficiência energética

A redução da fatura de energia do Estado passa por intervenções estruturadas nas instalações em que se verifique maior desperdício de energia, ou seja, onde a ineficiência prevalece quer através das soluções construtivas e técnicas, mas também através de pequenos gestos por parte de todos os utilizadores das instalações do Estado, sejam elas, escolas, hospitais, serviços de finanças, entre outros.
Por exemplo, se cada um desligar o seu monitor do computador, e até dos televisores, em vez deixar em modo espera durante os intervalos, a noite e o fim de semana, permite ao Estado uma poupança anual da ordem dos 500.000 euros na fatura de energia e uma redução de cerca de 1.000 toneladas de CO2.
Por cada W elétrico que cada funcionário público evitar por hora de trabalho, ao final de um ano contribui para uma poupança de pelo menos 130.000 euros na fatura de eletricidade do Estado. Basta desligar uma fonte de Luz LED de 8W durante uma hora por dia!


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.