29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Autorizada despesa para a reconversão da gare do Arco do Cego

04 de Maio de 2018 às 11:13:50

tamanho da letra:

Notícias

O Conselho de Ministros aprovou a realização de despesa relacionada com a celebração, pelo Instituto Superior Técnico, do contrato da empreitada da obra pública para a reconversão da gare do Arco do Cego, um dos últimos exemplos de arquitetura industrial do final do século XIX.

O objetivo é implementar um Centro de Ensino/Aprendizagem Multifuncional para estudantes universitários e público diversificado.
O espaço deverá acolher ainda um Posto de Socorro Avançado para o Regimento de Sapadores Bombeiros, nos termos de um acordo celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa, e que vai substituir as atuais instalações da Avenida Defensores de Chaves.
A instalação de um centro académico do Instituto Superior Técnico no local é um projeto antigo. O espaço, onde funcionou uma estação rodoviária e de elétricos da Carris, foi cedido pela Câmara de Lisboa ao Instituto, em 2011.
Em 2015, o jornal Público noticiava, que as obras na antiga gare dos elétricos do Arco do Cego iriam começar até ao final de 2017, dando lugar a um espaço académico, uma extensão do Instituto Superior Técnico, aberta dia e noite.
A última intervenção oficial de António Costa como presidente da CML aconteceu precisamente na apresentação deste projeto, altura em que o atual Primeiro-Ministro considerou esta obra como um contributo importante para a concretização do plano estratégico definido pela autarquia, que, adiantou, compreende "três objetivos fundamentais: mais pessoas, mais empregos, melhor cidade".
O projeto de arquitetura da "Requalificação das edificações que restam da antiga estação da Carris", da autoria de António Barreiros Ferreira, insere-se ainda na "aliança estratégica" da Câmara com o conjunto das universidades da cidade de Lisboa, disse na mesma altura António Costa.
As instalações do futuro Técnico Learning Center serão abertas à cidade e à sociedade.


 


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.