19 / Novembro / 2018

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Guimarães reduz custos da iluminação pública com apoio da Siemens e da Osram

18 de Abril de 2018 às 09:46:43

tamanho da letra:

Notícias

A Siemens foi escolhida pela Câmara Municipal de Guimarães para ajudar a aumentar a eficiência energética do município, mais propriamente na área da iluminação pública.

A primeira fase do projeto incluiu a substituição de 10 mil luminárias por equipamentos mais eficientes, com tecnologia LED. As soluções apresentadas e instaladas no âmbito deste projeto foram desenvolvidas em parceria pela Siemens e a Osram.
A iluminação pública consome uma quantidade significativa de eletricidade e, nos municípios com sistemas mais antigos e ineficientes, pode representar entre 30 a 50% dos consumos energéticos totais, explica a Siemens em comunicado. “Com esta alteração, nas zonas intervencionadas, Guimarães poderá registar reduções médias do seu consumo energético na ordem dos 65%, o que é significativo. Para além de reduzirem a fatura energética dos nossos clientes, estes projetos contribuem ainda para que as cidades alcancem as suas metas ambientais e de sustentabilidade“, diz Fernando Silva, diretor da divisão Energy Management da Siemens Portugal.
De acordo com o presidente do município de Guimarães, Domingos Bragança, a alteração para a tecnologia LED “contribui para o bem-estar, respeitando e preservando o meio ambiente além de proporcionar uma melhor qualidade de vida às gerações futuras”, realçando, também, a importância da economia nos consumos energéticos. A cidade berço, refira-se, faz parte das 13 cidades finalistas ao prémio Capital Verde Europeia 2020.
“A Câmara de Guimarães está a investir no futuro, pois esta aposta na tecnologia LED permite a poupança dos consumos energéticos e essa fatura será consideravelmente reduzida no futuro, depois deste investimento no presente. A adoção desta tecnologia permitiu-nos aumentar a qualidade da iluminação pública do município, bem como a segurança dos munícipes e reforçar a sustentabilidade da cidade”, conclui.
De acordo coma siemens, “as luminárias com tecnologia LED utilizadas, de 32W e 61W, têm várias vantagens face aos equipamentos convencionais que foram substituídos. Para além de exigirem menos manutenção, têm uma vida útil mais longa e não carecem de ser substituídos com a mesma frequência”.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.