24 / Setembro / 2018

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

EGF, Fundação Manuel António da Mota e Projecto - 80 unidos na educação ambiental de jovens estudantes

09 de Março de 2018 às 09:48:53

tamanho da letra:

Notícias

A EGF - Environmental Global Facilities, em colaboração com o Projeto_80 e com a Fundação Manuel António da Mota, promoveram no dia 8 de março o lançamento da ação de educação ambiental "A nossa casa é um planeta", na Escola Secundária de Amarante.

O projeto é o resultado de um trabalho conjunto das empresas Algar, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho, e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
As primeiras sessões deste projeto realizam-se em Amarante nos dias 8 e 9 de março e contaram com mais de 500 estudantes da Escola Básica do Marão, Colégio de S. Gonçalo e Escola Secundária de Amarante. Nas sessões iniciais esteve presente o secretário de Estado da Educação, João Costa, e a adjunta do Secretário de Estado do Ambiente, Cátia Rosas, para além de representantes de várias entidades públicas e associações.
As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem são desta forma abordadas de forma inovadora, utilizando como recursos planetários itinerantes e 3 filmes projetados em 360º, o que possibilita uma dinâmica interativa com os alunos e participantes. Esta ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.
Os filmes contam a história de 2 irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, consoante o filme que vão ver, desenvolvem uma ação que vai alertar e explicar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos nós fazemos nas nossas casas.
O projeto iniciará em breve um ciclo de apresentações em vários eventos, iniciativas e escolas dos vários ciclos de ensino. A agenda desta iniciativa será disponibilizada em breve e poderá ser consultada no website da EGF e das empresas que participaram no projeto.
A EGF, Environmental Global Facilities, recorde-se, é uma empresa de referência no setor ambiental e no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, pertencente ao Grupo Mota-Engil e URBASER, sendo sócia maioritária em 11 concessionárias de tratamento de resíduos: Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.
A Fundação Manuel António da Mota, por seu turno, constitui o contemporâneo e natural corolário da matriz e tradição filantrópicas do Grupo Mota-Engil, na senda do legado do seu fundador, Manuel António da Mota. A Fundação é um importante instrumento da política de responsabilidade social do Grupo Mota-Engil, “enquanto expressão organizada e sistematizada de uma gestão ética e socialmente comprometida, em nome de uma cidadania empresarial ativa e participativa”.
Sob o mote “Ocupa o teu lugar na História”, o Projeto_80, por fim, é uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, e assume-se como uma ferramenta estratégica para a concretização das principais medidas preconizadas na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que convergem para a formação do indivíduo como cidadão participativo.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.