19 / Novembro / 2018

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

CERTIF reforça quota de mercado e tem mais de 35% da atividade no exterior

16 de Fevereiro de 2018 às 16:17:50

tamanho da letra:

Notícias

A CERTIF, Associação para a Certificação reforçou em 2017 sua quota de mercado, que ronda agora mais de 90%.

Para tanto, terá contribuído o alargamento da sua oferta ao nível da certificação de produtos, abrangendo novas normas e novas gamas de produtos, o que, por sua vez se refletiu num aumento do número de clientes.
Conforme salienta em comunicado este organismo, “muitas das certificações destinam-se a produtos para exportação”. Porém, realça-se o facto de a CERTIF desenvolver vários processos que têm como objetivo apenas a obtenção de marcas de conformidade de organismos estrangeiros, certificações essas indispensáveis para o acesso aos mercados a que se destinam.
Enquanto Organismo Notificado para o Regulamento dos Produtos de Construção, esta Associação tem igualmente vindo a alargar a sua atividade em resposta às solicitações de clientes, reforçando assim também nesta área a sua posição no mercado.
De referir que, para várias normas, a CERTIF é o único organismo nacional que pode oferecer este serviço às empresas. Segundo se acrescenta no referido comunicado, “durante o ano foram emitidos cerca de 200 novos certificados, destinando-se muitos a processos de exportação”.
Na marcação CE, a CERTIF tem clientes na Alemanha, Angola, Brasil, Chipre, Espanha, Grécia, Itália, Suíça, Turquia, Reino Unido e Irão, onde foi emitido o primeiro certificado para betumes fluidificadores.

Setores da Construção e Elétrico com mais certificados emitidos

Os produtos de construção continuam a representar o volume mais significativo da atividade de certificação, mas em 2017 o setor elétrico, com destaque para os cabos, apresentou um crescimento, face ao ano anterior, acima dos 100%. No período em análise, foram certificados pela primeira vez: cabos elétricos HO5V-U; máquinas de café; puxadores; radiadores; sistema de calhas para instalação sobre o pavimento; tubos PVC-O para abastecimento de água; outros tipos de cabos elétricos no sistema 1ª da ISSO.



Muitas das certificações destinam-se a produtos para exportação, mas há a realçar o facto de a CERTIF desenvolver vários processos que têm como objetivo apenas a obtenção de marcas de conformidade de organismos estrangeiros, certificações essas indispensáveis para o acesso aos mercados a que se destinam.


Certificação de serviços

A certificação do serviço das empresas que fazem a instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos de ar condicionado e bombas de calor que utilizam gases fluorados com efeito de estufa continuou a ser a mais relevante na área dos serviços. Com mais de 1.000 certificados já emitidos foram, ainda assim, feitas mais 175 concessões em 2017, sendo de salientar a participação da CERTIF na respetiva Comissão Técnica de Certificação das Associações, Centros de Formação e APA.
Para além desta certificação, a CERTIF tem ainda disponíveis os seguintes esquemas: consultoria em higiene e segurança alimentar para estabelecimentos de restauração e bebidas; gestão administrativa de recursos humanos; serviço de formação profissional; serviço de manutenção; transportes públicos de passageiros.

Certificação de sistemas de gestão e de processos

A certificação de sistemas de gestão registou uma “evolução muito positiva”, com novos setores de atividade, como sejam a madeira e o mobiliário, e com vários clientes que já certificavam os seus produtos ou serviços a transitar os seus processos de sistemas para a CERTIF.
No âmbito dos processos, a CERTIF obteve a acreditação para a certificação do processo de pesagem de cargas para contentores – Método 2, no âmbito da Convenção SOLAS, tendo certificado o processo de cinco empresas.
Esta nova acreditação para processos junta-se à das centrais de betão, decorrendo ambas de exigências legais.

Certificação de pessoas

A certificação de pessoas resulta de duas parcerias, uma com a ADENE, na área das energias renováveis e eficiência energética, e outra com o CTCV, para auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambiente.
Em 2017 foram emitidos 56 novos certificados, estando certificados 194 técnicos nos seguintes domínios: cinco auditores para a norma ISO 900; três auditores para a norma ISO 14001; 52 Auditores para a norma ISO 50001; 48 instaladores de janelas eficientes; seis projetistas de sistemas solares térmicos; 80 projetistas de térmica de edifícios

Marcação CE

Enquanto Organismo Notificado para o Regulamento dos Produtos de Construção, a CERTIF tem vindo a alargar a sua atividade em resposta às solicitações de clientes, reforçando, assim, a sua liderança de mercado. De referir que, para várias normas, a CERTIF é o único organismo nacional que pode oferecer este serviço às empresas. Durante o ano foram emitidos cerca de 200 novos certificados, destinando-se muitos a processos de exportação.
Na marcação CE existem clientes na Alemanha, Angola, Brasil, Chipre, Espanha, Grécia, Itália, Suíça, Turquia, Reino Unido e Irão, onde foi emitido o primeiro certificado para betumes fluidificadores.

DAP – Declarações Ambientais de Produtos

A CERTIF continuou a  participar ativamente nas atividades do Centro Habitat, sendo a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, atua no âmbito do Sistema DAP Habitat.
Em 2017 foi concluída e registada neste sistema uma nova DAP - Declaração Ambiental de Produtos, relativa a um agregado leve de argila expandida, e feita a reavaliação de uma DAP já existente, elevando para sete o número de DAP disponíveis.

Relações internacionais

A CERTIF é membro de várias associações europeias e internacionais na área da certificação, através das quais acede a acordos de reconhecimento que lhe permitem conceder marcas de conformidade comuns e que facilitam a obtenção de acordos bilaterais para mais fácil acesso a certificados desses países.
Com uma faturação no exterior de 35% do seu volume de negócios, a CERTIF tem clientes em mais de 20 países. Em 2017 é de realçar a primeira atuação no Irão e uma certificação conjunta em Angola, permitindo o reconhecimento de varão de aço já certificado pela CERTIF.
Para além do seu trabalho com clientes estrangeiros e de muitas certificações de produtos que se destinam à exportação, é de realçar o trabalho realizado pela CERTIF com clientes que não pretendem obter a sua certificação, mas sim certificações estrangeiras indispensáveis para o acesso a esses mercados.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.