15 / Dezembro / 2018

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Prémios Inovação Intermat 2018 distinguem 13 de 90 candidatos

23 de Janeiro de 2018 às 11:28:31

tamanho da letra:

Notícias

Os vencedores da 7ª edição dos Prémios Inovação Intermat, salão internacional da Construção e Infraestruturas, que decorre de 23 a 28 de abril de 2018, em Paris, foram revelados na semana passada, distinguindo materiais, equipamentos e técnicas destinadas à Construção e à produção de materiais.

O concurso internacional de 2018 destacou as mais fortes tendências do mercado, como a digitalização das ferramentas (desenvolvimento, aplicações, desenvolvimento do BIM, robotização, etc.), a multiplicação das soluções ambientais e o reforço do aspeto segurança/prevenção nos procedimentos.
O júri, presidido por Bruno Cavagné, presidente da FNTP- Fédération Nationale des Travaux Publics, e composto por 13 representantes internacionais das atividades a que se destinam as áreas em exposição no Intermat 2018, designadamente, obras públicas, engenharia civil, estradas, edifícios, aluguer, e indústria do betão, atribuíram oito distinções pela sua capacidade de inovação em 4 categorias, de acordo com a nova organização do salão em 4 polos.
Assim, na categoria Terraplanagem & Demolição, o Prémio Equipamentos e Materiais foi conquistado pelo Volvo - EX2, um protótipo de uma mini escavadora completamente elétrica com 0 emissões de carbono, rendimento energético 10 vezes superior ao modelo da mini escavadora standard e emissões sonoras 10 vezes mais fracas. Já o Prémio Componentes e Acessórios foi entregue à solução de gestão conectada para máquinas e materiais de estaleiro DMIC - Ubiwan®Smart.
Na categoria Estradas, Indústrias de Materiais e Fundações, o Prémio Equipamentos e Materiais foi conquistado pela Fayat - TRX 100, instalação, única no mundo, de revestimento a quente contínua movível, capaz de utilizar os agregados de asfalto de 100 a 0% em tecnologia de revestimento a quente e morno), enquanto o Prémio Componentes e Acessórios foi para o RB3D - Exo Push, exo esqueleto que acompanha os esforços do espalhador do betume nas operações de nivelagem manual de revestimento).
Na categoria Elevação, Manutenção e Transporte, o Prémio Equipamentos e Materiais foi para a empresa Hinowa S.p.A., com a plataforma com esteira lightlift 33.17 - Performance IIIS, pela sua distância operacional de 16,5 m, altura de trabalho de 32,5 m, capacidade de carga de 230 kg, movimentos múltiplos simultâneos e um novo assento mais largo e mais confortável. O Prémio Componentes e Acessórios foi arrecadado pelo Manitou Group, com o Sistema de reconhecimento de estabilização de uma máquina: os MRT 2470 e MRT 3050 estão equipados com um medidor de tensão nos eixos dos cilindros de estabilização para recuperar as informações de stress aplicadas no solo.
Por fim, na categoria Setor da Construção e Fileira Betão, o Prémio Equipamentos e Materiais foi para a Alphi – MaxUpDown, ferramenta de apoio à manutenção dos painéis de cofragem MaxiDalle. O sistema, composto por um mastro telescópico que funciona a ar comprimido, permite levantar e baixar sem esforço os painéis de cofragem MaxiDalle a grandes alturas a partir do solo).
E o Prémio Componentes e Acessórios foi conquistado pela empresa 360 Smartconnect – Betão “inteligente”, empresa que transformou o betão num interface de comunicação, que permite a divulgação de informações numéricas graças à tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro.

Galardões especiais

Foram também atribuídos cinco prémios especiais, que correspondem aos atuais desafios do setor da Construção: Transformação Numérica, à EFA Franceb – Evas, primeiro sistema a bordo de comando por voz com uma base de dados integrada que comunica com o CAN BUS: multifalante, multilínguas e que funciona offline;
Transição Energética, à Mecalac, pelo Mecalac e12, primeira escavadora compacta sobre rodas do mundo com alimentação 100 % elétrica sem comprometer a sua autonomia, eficiência e compactidade; Start-Up By Eurovia, à Matos, pela Matos Connect, ferramenta de gestão do processo de armazenagem do alugador de material com condutor no domínio das obras públicas; World Of Concrete Europe, à Sika France, pelo processo de impressão do betão em 3D, que, aliando a inovação robótica aplicada à indústria do betão, permite fabricar rapidamente um elemento em betão com um formato ou design originais; e Sécurité, à Sima, pela Serra de madeira HandSafe, que, para além dos elementos de segurança obrigatórios está dotada de um sistema exclusivo e único que para de imediato a lâmina assim que ela toca a pele humana).
Todos os premiados irão estar presentes de 23 a 28 de abril no Intermat 2018, palco onde inovações, conferências, networking, análise dos mercados e potencial dos grandes estaleiros de construção serão propostos aos 1 500 expositores e cerca de 200 000 visitantes profissionais provenientes de 167 países, para responder aos seus desafios, atuais e futuros.
De envergadura internacional, o salão reúne a oferta e a procura em matéria de Construção para os mercados da zona EMEA (Europa, Médio Oriente & África), integrando os territórios com grande potencial e em desenvolvimento.
O salão está organizado em 4 áreas de especialização: Terraplanagem & Demolição; Estradas, Indústrias dos Materiais & Fundações; Construção & Fileira do Betão; Elevação, Manutenção & Transporte.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.