Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
22 de Janeiro de 2018 às 11:14:24
tamanho da letra:
O Corredor Ferroviário do Sul vai arrancar no primeiro trimestre deste ano, com o lançamento do concurso para a construção do troço entre Évora e Elvas e o início da obra de Elvas até à fronteira do Caia.
A garantia foi dada pelo chefe do Governo na semana passada durante uma reunião, em Évora, com o Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA). Na altura, o Primeiro-Ministro afirmou que o Corredor Ferroviário do Sul é "dos investimentos mais estruturantes do Portugal 2020" e salientou que “dois momentos mais importantes do projeto”, designadamente, o "arranque do concurso para a construção da linha ferroviária no troço Évora - Elvas" e o início da "obra física entre Elvas e a fronteira" do Caia, terão lugar “ainda neste primeiro trimestre".
Em dezembro, o Ministério do Planeamento anunciou o lançamento, no primeiro trimestre de 2018, dos concursos públicos para a construção do troço ferroviário entre Évora e Elvas, integrado na ligação de mercadorias do Corredor Internacional Sul.
Em causa estão portarias, já publicadas em Diário da República, que autorizam a tutela a contratar as empreitadas para construir os troços entre o Freixo e o Alandroal, entre Évora Norte e Freixo e ainda entre o Alandroal e a Linha do Leste e ainda a fazer um contrato de prestação de serviços para a fiscalização destas obras, que implicam uma nova ligação ferroviária de Évora à Linha do Leste (junto a Elvas), do Corredor Internacional Sul.
"Estas portarias vão permitir o lançamento destes concursos no primeiro trimestre de 2018", explicava o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas em resposta escrita enviada à agência Lusa.
Ao todo, o investimento ronda os 422 milhões de euros, dos quais 264 milhões de euros são comparticipados pelo Estado e as verbas restantes - 158 milhões de euros - são suportadas por fundos comunitários, no âmbito do Programa Mecanismo Conectar Europa (CEF), segundo foi igualmente informado àquela agência noticiosa. O documento precisa que a maior fatia de investimento diz respeito à ligação Alandroal-Linha do Leste (220 milhões de euros), seguindo-se a ligação Freixo-Alandroal (105 milhões de euros) e a ligação Évora Norte-Freixo (70 milhões de euros), enquanto a fiscalização terá um custo de 27 milhões de euros.
Na altura, a tutela frisava que "este troço é fundamental para completar um corredor internacional ferroviário" e que, em Portugal, vai "completar a ligação entre os portos de Sines e Setúbal e a fronteira com Espanha".
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Declaração inicial do beneficiário efetivo ainda pode ser entregue
13 de Dezembro de 2019
Baixa do Porto com carteira de 50 projetos imobiliários no 1º semestre
11 de Dezembro de 2019
Belas Clube de Campo recebe primeiras aplicações do índice de Eficiência Hídrica
10 de Dezembro de 2019
Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020 decorrem até 7 de fevereiro
09 de Dezembro de 2019
Novas linhas do metro do Porto serão construídas em PPP
02 de Junho de 2010
Incentivo da “troika” ao arrendamento é oportunidade para construtoras escoarem produção
06 de Maio de 2011
Concurso Porta 65 Jovem abre no próximo dia 26
14 de Abril de 2011
Acordo com Venezuela implica construção de 12.500 habitações sociais
31 de Maio de 2010