Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
15 de Janeiro de 2018 às 10:41:41
tamanho da letra:
O Primeiro-Ministro reafirmou a importância de o Programa Nacional de Infraestruturas “vir a ser aprovado no quadro da Assembleia da República e com uma maioria de pelo menos dois terços, de modo a que possa ser objeto de um grande consenso nacional e deixemos de ter o debate das infraestruturas sujeito aos ciclos políticos que vão variando”.
António Costa, que intervinha na reunião do Conselho Regional do Algarve sobre a estratégia Portugal 2030, realizada na semana passada em Faro, acrescentou que o setor das infraestruturas assume uma dimensão importante na estratégia do País.
O governante sublinhou que deve recuperar-se a “boa tradição” de dispor da “melhor informação técnica e científica” para definir o programa de infraestruturas, o que passa por reestabelecer o Conselho Superior de Obras Públicas num novo formato, “mais exigente”.
O Conselho Superior de Obras Públicas deverá ter como missão dar “parecer obrigatório” sobre os projetos de infraestruturas, “ajudando a informar o debate político em torno das grandes decisões estratégicas que são necessárias tomar”.
A sessão do Conselho Regional do Algarve, órgão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, enquadra-se no conjunto de audições e consultas públicas promovidas pelo Governo para debater a Estratégia Nacional para o Portugal 2030.
Eletrificação da linha ferroviária do Algarve é prioridade para a região
António Costa esteve acompanhado pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, que fez uma declaração sobre a eletrificação da linha ferroviária do Algarve
Pedro Marques afirmou que a eletrificação da linha ferroviária do Algarve é uma das prioridades para a região, no atual quadro comunitário Portugal 2020.
O ministro acrescentou que “há um consenso enorme na região relativamente a essa prioridade” e que será feita uma modernização global, que permitirá ter comboios “a fazer ligações diretas não só em todo o Algarve, como também para Lisboa”, com material circulante de maior qualidade.
«Está em fase de projeto, mas temos a expetativa de ainda em 2018 ter os primeiros concursos de obra para o realizar agora no período até 2020», disse ainda.
A eletrificação da totalidade da linha ferroviária do Algarve, num total de 102 quilómetros, representará um investimento global de 33,6 milhões de euros, dividindo-se os trabalhos pela eletrificação dos troços Tunes-Lagos (14 milhões) e Faro-Vila Real de Santo António (18 milhões). Para a sinalização e outros trabalhos estão destinados cerca de 1,6 milhões de euros.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Projeto “Andaluz 38” comercializado a 50%
25 de Janeiro de 2021
Alvarás e certificados - Taxa Anual a pagamento até 5 de março de 2021
21 de Janeiro de 2021
Medidas que agravam o confinamento já estão em vigor
20 de Janeiro de 2021
Formulários de acesso ao lay off simplificado e ao Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva já disponíveis
19 de Janeiro de 2021
Novas linhas do metro do Porto serão construídas em PPP
02 de Junho de 2010
Incentivo da “troika” ao arrendamento é oportunidade para construtoras escoarem produção
06 de Maio de 2011
Concurso Porta 65 Jovem abre no próximo dia 26
14 de Abril de 2011
Acordo com Venezuela implica construção de 12.500 habitações sociais
31 de Maio de 2010