20 / Julho / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Docentes do Politécnico de Leiria editam livro sobre novas tecnologias para a reabilitação do património edificado

21 de Dezembro de 2017 às 16:41:39

tamanho da letra:

Notícias

Luísa Gonçalves, Hugo Rodrigues e Florindo Gaspar, docentes do departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria), são os editores e coautores do livro “Nondestructive Techniques for the Assessment and Preservation of Historic Structures”.

Com 16 capítulos, o livro, publicado pela CRC Press da Taylor & Francis Group, aborda a utilização das mais diferentes técnicas não destrutivas na avaliação, preservação e monitorização de construções históricas, como o laserscanning, deteção remota, fotogrametria, termografia, tomografia, entre outras.
A oportunidade da edição do livro surge após um conjunto de eventos científicos de divulgação dos trabalhos de investigação aplicada, realizados por vários docentes do departamento de Engenharia Civil da ESTG/IPLeiria, com estudantes do mestrado de Engenharia Civil – Construções Civis, no âmbito dos protocolos estabelecidos entre o Politécnico de Leiria e a Câmara Municipal de Leiria (julho de 2014) e o Mosteiro da Batalha (outubro de 2015).
Estes protocolos visam promover a salvaguarda e valorização do património no Centro Histórico de Leiria e do Mosteiro da Batalha.
“Surgiu a ideia de divulgação dos trabalhos de investigação realizados, através de um livro, e de alargar o âmbito da publicação com o contributo de outros autores, que colaboraram com os editores em projetos internacionais, como os parceiros do projeto “Rethinke” e do “National Archaelogical Museum de Atenas”, e investigadores membros da COST Action TU 1208 (Civil Engineering Applications of Ground Penetrating Radar)”, refere Luísa Gonçalves, docente da ESTG/IPLeiria e editora da nova publicação.
“Nondestructive Techniques for the Assessment and Preservation of Historic Structures” apresenta ainda vários casos de estudo europeus, de países como Portugal, Itália, Grécia, Bielorrússia e Espanha, bem como explicações teóricas sobre cada um dos métodos e tecnologias utilizados. Aos três editores e coautores do livro juntam-se mais de 30 autores nacionais e internacionais. A nova publicação destina-se a estudantes, engenheiros, arquitetos e a outros profissionais interessados na temática da reabilitação do património edificado.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.