23 / Maio / 2018

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Nova edição atualizada do livro “Ética para Engenheiros” já disponível

21 de Novembro de 2017 às 14:51:36

tamanho da letra:

Notícias

A Lidel apresenta a 4ª Edição Atualizada do livro “Ética para Engenheiros”, da autoria dos especialistas Arménio Rego e Jorge Braga. Uma nova edição que, frisa a editora, “surge no âmbito da preservação das práticas éticas no trabalho pelos engenheiros”.

A Engenharia está presente nas facetas mais diversas da nossa vida, desde a água que bebemos às casas que habitamos ou à forma como a nossa saúde é preservada. Assim, “torna-se fundamental que os engenheiros tenham um sentido de responsabilidade ética apurado ao exercerem papéis de técnicos, líderes, consultores ou empresários”, afirma a Lidel em comunicado.
Tendo em conta a natureza da área, “o livro dirige-se aos engenheiros que se deparam, inevitavelmente, com dilemas éticos no decurso das suas carreiras profissionais. Foi por isso pensado sobretudo para os engenheiros que exercem, ou podem vir a exercer, um cargo de gestão de pessoas, para o qual, por vezes, têm menos formação comparativamente a outros profissionais. Neste sentido, são abordados temas referentes ao comportamento organizacional, nomeadamente a confiança, a justiça, o processo de tomada de decisão, entre outros”.
Escrito “com uma linguagem simples e acompanhado de 38 casos práticos, alguns deles recentes, “Ética para Engenheiros” aprofunda diversas temáticas do comportamento ético no trabalho, pretendendo dar uma visão alargada e completa dos deveres morais do engenheiro dentro da organização. As consequências de um comportamento não ético, as linhas de orientação para um comportamento mais ético e como denunciar práticas irregulares são alguns dos temas apresentados”, acrescenta a editora no referido comunicado.
A nova edição de “Ética para Engenheiros” inclui também o Estatuto da Ordem dos Engenheiros, contendo normas de Deontologia Profissional e atualizado pela Lei n.º 123/2015.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.