20 / Setembro / 2018

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Os novos desafios da Construção no centro do Mondial du Bâtiment 2017

13 de Julho de 2017 às 16:18:21

tamanho da letra:

Notícias

A segunda edição do Mondial du Bâtiment, evento internacional de referência para o setor da Construção, que reúne os salões Batimat, Interclima+ElecHB e Ideóbain, realiza-se este ano, entre os dias 6 e 10 de novembro, e promete ajudar todos os profissionais da fileira a enfrentarem os desafios de um mercado em franca recuperação mas, entretanto, profundamente modificado.

Como já vem sendo hábito a cada dois anos, os salões Interclima+ElecHB, Idéobain e Batimat abrem as portas no Parque de Exposições de Paris Nord Villepinte para apresentar os materiais e as soluções para as construções dos dias de hoje, mas, sobretudo, do futuro.
Num contexto de mercado com perspetivas de evolução favoráveis, mas marcado por profundas mudanças, a edição de 2017 do Mondial du Bâtiment ambiciona ser uma valiosa e incontornável ajuda para os profissionais no processo de retoma da atividade, proporcionando-lhes a descodificação dos novos desafios que se apresentam à Construção e a descoberta de soluções aptas a darem-lhes resposta.
Tal como sucedeu em anteriores edições, nomeadamente, em 2013 e 2015, Catherine Rousselot, diretora de Marketing & Comunicação dos três salões, apresentou numa conferência de imprensa, em Lisboa, as principais novidades e as expetativas em torno da edição deste ano do Mondial du Bâtiment, para o qual se aguarda a presença de 2.400 expositores e 340 mil visitantes profissionais.

Perspetivas favoráveis num mercado profundamente modificado

Após um ano de 2016 melhor que o previsto, em que os segmentos Residencial e Não Residencial registaram um aumento em volume, respetivamente, de 14,2% e de 6,2%, espera-se que o crescimento da atividade da Construção em França se acentue em 2017, com previsões de um aumento em volume de +3,4 %. O Setor parece, assim, ter iniciado um ciclo positivo, influenciado pela aceleração do segmento da Construção Nova (+7 %), seja na área Residencial, seja na Não Residencial.
Estimulados por novas regulamentações associadas à transição energética, os industriais da fileira não ficaram à espera da retoma e deram início a um processo de inovação dinâmico que introduziu grandes modificações em todas as fases da construção. Da modelação digital (BIM) aos avanços tecnológicos dos materiais, a Construção é atualmente concebida de forma global (edifícios de energia positiva ou de baixo carbono, etc.), adaptando-se à nova época (IoT, smart grid, etc.), para oferecer respostas a utilizadores constantemente em busca de soluções sustentáveis, capazes de melhorarem a qualidade de vida e os padrões de habitabilidade dos consumidores.

Compreender as alterações de fundo do Setor

A edição de 2017 do Mondial du Bâtiment pretende, pois, ajudar os agentes económicos do Setor, sejam eles decisores, compradores ou instaladores, a aproveitarem o melhor possível a retoma do mercado que está em curso. Para tanto, os salões Interclima+ElecHB, Idéobain e Batimat irão patentear diversas novidades em torno de quatro eixos principais, com o objetivo de responder às expetativas do público, seja qual for o seu perfil.
O primeiro desses eixos decorre da compreensão de mudanças fundamentais entretanto operadas no Setor. Assim, a feira apresentará uma nova organização das áreas de exposição, em torno de seis atividades específicas mas interligadas, num só local, para permitir aos visitantes descobrirem uma mais ampla gama de produtos e soluções.
Em paralelo, informação especializada emitida antes, durante e após a realização dos salões possibilitará uma melhor perceção das tendências do futuro. Neste contexto, um blog e newsletters digitais mensais explicarão, para cada um dos salões, as tendências e a evolução da Construção.
Ainda no âmbito deste eixo, serão abordados cinco grandes temas, nomeadamente: conforto e energia no setor terciário, casas de banho e interiores, construção sustentável, edifício do futuro e “Um olhar sobre a arquitetura”.

Descobrir soluções para os novos hábitos e expetativas dos consumidores

O segundo dos eixos acima referidos é ditado pela necessidade de descobrir soluções para os novos hábitos e expetativas dos habitantes. Os denominados “Hubs de Soluções” ficarão colocados à entrada de cada um dos pavilhões e serão animados por especialistas, que tentarão dar resposta a problemas concretos dos vários intervenientes no processo construtivo, assim como dos consumidores finais. O objetivo é oferecer uma nova compreensão dos produtos com soluções abrangentes, práticas e testadas, para problemas emergentes. Cada solução incorporará diversos produtos e será apresentada durante todo o decorrer do salão por um especialista da área.
No Interclima+ElecHB , o hub (Hall 2), concebido em parceria com a Uniclima e a Gimelec, procurará responder às problemáticas específicas dos empreiteiros e dos consumidores sobre as questões relacionadas com “Energia e Conforto no setor terciário”.
Já no salão Idéobain, e sob o tema “espaços de banho e interiores” o hub (Hall 3) é concebido em parceria com a AFISB e o gabinete internacional de tendências Peclers Paris, para responder às problemáticas específicas dos empreiteiros, arquitetos e decoradores na hotelaria, nos setores terciário e da saúde, habitação nova e reabilitação. Será colocado em frente do hub do Hall 4 do salão Batimat, onde serão patenteadas as tendências do design de interiores. 
Por fim, para uma visão mais abrangente, o Batimat disporá de três hubs, concebidos para atrair os grandes compradores: no Hall 4, um hub concebido em parceria com o gabinete internacional de tendências Peclers Paris abordará as tendências do design de interiores. No Hall 6, em colaboração com a Construction 21 e o gabinete de estudos francês TBC, o tema será a “Construção sustentável”. O “Edifício do futuro” dominará o hub do Hall 5A-6.

Um vasto programa de conferências

Serão ainda organizadas conferências em torno de grandes temas, para informar os visitantes acerca de assuntos-chave para a indústria da Construção. Promotores e empreiteiros, arquitetos e engenheiros serão convidados a apresentar as suas experiências e a dar os seus testemunhos, enquanto workshops técnicos explicarão as novas regulamentações e discutirão soluções reais.
No Interclima+ElecHB (Hall 2), um programa de conferências coloca em evidência temas «quentes» do Setor: agentes de refrigeração (gases fluorados / alterações nos regulamentos para substâncias ligeiramente inflamáveis, etc.), BIM, aparelhos híbridos, a diretiva de produtos relacionados com a energia, a nova norma NF EN 378, edifícios de energia positiva e aquecimento solar de água.
Na interseção dos Halls 3 e 4, o fórum "Tendências e Design" falará de temas comuns aos espaços de banho e à decoração: design e funcionalidade, espaços exíguos, áreas de uso intensivo.
Por último, nos diferentes halls do salão Batimat serão organizados fóruns específicos: no Hall 5, realiza-se um encontro intitulado ʺOlhares sobre a Arquitetura”, com o testemunho de arquitetos e empreiteiros e, ainda, dos vencedores na categoria Edifícios do concurso Construção 21.
No Hall 5A será promovido um fórum sobre ʺAtualidades da Construção” e, no Hall 6, um fórum sobre “Técnicas sustentáveisʺ para debater todos os aspetos da Construção.

…e jornadas

Para proporcionar aos visitantes uma experiência fácil, amigável e eficiente, o Mondial du Bâtiment efetuou grandes investimentos para promover e encorajar a presença no evento de instaladores, distribuidores e compradores franceses: eventos especiais, transportes gratuitos, clubes e serviços premium.Neste contexto serão organizadas jornadas para cada um dos salões.
Assim, sob a égide do Interclima+ElecHB, realiza-se na quarta-feira, dia 8 de novembro, uma jornada especial para promotores, consultores e profissionais da área da engenharia e manutenção, visando as 50 maiores empresas de engenharia e de serviços e exploração. 
No âmbito do Idéobain, realiza-se, no dia 7 de novembro, uma jornada especial de Negócios e Distribuição, com um programa destinado aos expositores e gerentes, e, no dia 8 de novembro, uma jornada especial para projetistas e construtoras, tendo em vista os 50 maiores gabinetes de arquitetura, designers e decoradores. Finalmente, no Batimat realiza-se, também no dia 8 de novembro, uma jornada especial para projetistas e construtores, visando os 100 maiores gabinetes de arquitetura e as empresas de engenharia, consultores económicos e grandes projetistas.
No dia 9 de novembro ocorrerá, em cada um dos três salões que compõem o Mondial du Bâtiment, uma jornada dirigida, em especial, aos instaladores. Para fomentar a participação nestas jornadas serão colocados à disposição dos potenciais visitantes autocarros gratuitos em todas as grandes cidades francesas.
O Batimat acolhe também o “Clube dos Compradores”, que oferece um espaço de receção e acolhimento dos comerciantes e distribuidores. Este clube tem por objetivo tornar mais fácil e confortável a visita destes profissionais, proporcionando-lhes serviços gratuitos incluindo, itinerários personalizados e conferências.
Para os 3 salões, o “Clube dos compradores e dos prescritores” reunirá 1.500 dirigentes dos mais importantes gabinetes de arquitetura, de engenharia, construtoras e projetistas. Estes profissionais receberão um convite personalizado e beneficiarão de serviços que lhes permitirão otimizar a sua visita: receção personalizada de boas-vindas, fast pass para visitas guiadas e para as conferências, espaço de reuniões de negócios, acompanhamento aos autocarros, programas à medida, recomendações de expositores, serviço personalizado de compras e uma plataforma digital para contactar expositores.

Adotar as novas tecnologias e produtos

Em espaços próprios, denominados “Live”, demonstradores apresentarão ao vivo as inovações premiadas no Concurso da Inovação e reveladas no decorrer de uma cerimónia que terá lugar no dia 18 de setembro de 2017. Em paralelo, serão organizadas visitas guiadas que esclarecerão os visitantes sobre assuntos específicos através de uma seleção de soluções apresentadas pelos próprios responsáveis técnicos das marcas. Para direcionar os visitantes que procuram respostas para questões concretas, serão igualmente sugeridos itinerários de visita.
Para dar aos visitantes a oportunidade de descobrirem, tocarem e apreciarem os produtos premiados no Concurso de Inovação 2017, três novos “Espaços Inovação” ficarão localizados no centro dos três salões. De maneira a valorizar as qualidades e performance das inovações expostas e a promover a sua distribuição e utilização serão efetuadas demonstrações diárias das mesmas. 
O Concurso de Inovação é uma parte essencial do Le Mondial du Bâtiment e está aberto a expositores e participantes dos três salões. As candidaturas abriram em março, tendo sido seguidas de um processo de pré-seleção e votação pelo júri.

Visitas guiadas aos expositores

As visitas guiadas oferecem aos visitantes a possibilidade de descobrirem as inovações e novos produtos, consoante temáticas diversas, e a oportunidade de conhecerem os gestores das marcas representadas nos stands. No caso do salão Interclima+ElecHB, por exemplo, as visitas serão organizadas com base em temáticas como conforto e eficiência energética no setor terciário e as melhores soluções para o aquecimento de águas. No Idéobain, os fios condutores de tais visitas poderão ser, por exemplo, o design universal e acessibilidade e a otimização de espaços e interiores. Já no Batimat, o conforto acústico, as janelas e portas inovadoras e inteligentes e as novas soluções para isolamento de fachadas e telhados determinarão outro tipo de visitas.
Adicionalmente, para uma gestão mais eficiente do tempo, a organização da feira prestará aos visitantes um serviço de sugestão de itinerários de visita. Neste contexto, os visitantes serão diretamente encaminhados para os temas/áreas específicas que pretendem visitar.
Como exemplos de temas que poderão ser objeto de um itinerário a sugerir contam-se, no Interclima+ElecHB: novas soluções para a renovação elétrica; sistemas de gestão de edifícios (domótica) e edifícios inteligentes; renovação e ventilação de duplo fluxo.
No domínio do Idéobain, a seleção de stands a visitar poderá ser feita segundo, por exemplo, as últimas tendências dos materiais ou a casa de banho inteligente, enquanto no Batimat os critérios da visita poderão ser: renovação e coberturas; as novas soluções de isolamento e revestimento; economia circular.

Toda a Construção num único espaço

Para apresentar a mais vasta gama de produtos e de soluções, o Mondial du Bâtiment 2017 ocupará seis áreas bem delimitadas - halls - de exposição em Paris Nord Villepinte, divididas em atividades específicas, mas interligadas, de acordo com uma nova organização: secções organizadas por áreas de negócio, para simplificar a visita; uma sectorização clara, seguindo as principais fases do processo de construção; uma zona para equipamentos e ferramentas, sempre com grande afluência de visitantes, (Hall 5A e 5B) e área exterior adequada a demonstrações; o setor de “Decoração de interiores e Exteriores”, que ficará situado no Hall 4, no centro da mostra; o salão Idéobain, diretamente ligado ao salão Batimat; e o salão Interclima+ElecHB, mais concentrado e diretamente ligado ao Idéobain e a todos os universos do Batimat, através da galeria de acolhimento.
O salão Interclima+Elechb é a mostra especializada para equipamentos técnicos vocacionados para a construção de edifícios mais económicos e confortáveis. Neste salão, os designers e os instaladores do Setor podem encontrar soluções para eficiência energética, utilização de energia renovável, conforto e soluções inteligentes para qualquer tipo de construção.
Nos dois halls (1 e 2) que estão destinados a este salão, serão patenteados soluções e produtos para as seguintes áreas de atividade: aquecimento e água quente; aquecimento, ventilação e ar condicionado e qualidade do ar; bombas, torneiras, tratamento de águas e soluções técnicas; eletricidade e tecnologias inteligentes.
O salão Idéobain, por seu turno, é a exposição especializada para os materiais e equipamentos do espaço de banho. O salão mostra as últimas tendências de estilo e design neste campo de ação. Todas as soluções e inovações de design e para a renovação do espaço de banho, incluindo mobiliário e acessórios, canalização, revestimentos para chão e paredes, torneiras de banheiro e acessórios de chuveiro, tanto para o segmento residencial como para o não residencial, podem ser encontradas neste salão que ocupará o Hall 3.
Seja para o segmento Residencial, seja para o Não Residencial, o salão Batimat é uma das principais exposições internacionais de inovações para a construção e a arquitetura, onde todos os profissionais do Setor poderão encontrar as soluções mais eficientes e eficazes, para a construção tanto dos edifícios de hoje, como dos edifícios do futuro.
São cinco os espaços (Halls 4, 5A, 5B e 6 e uma área exterior para máquinas e equipamentos) do recinto de feiras de Paris Nord Villepinte que serão ocupados pelo Batimat, de modo a cobrir seis grandes setores, designadamente: fundações; remodelações interiores; remodelações exteriores; marcenaria e janelas; material de estaleiro e ferramentas; veículos e equipamentos; informática e novas tecnologias; serviços às empresas e organismos.

Informação especializada para compreender as tendências do futuro

Um blog e newsletters mensais digitais específicas de cada salão irão mostrar e explicar, ao longo de todo o ano, bem como após a realização do evento, as inovações, os novos métodos de construção e as expectativas dos utilizadores.
Para dar resposta às questões centrais de cada um dos salões, serão focados temas especiais. Assim, no salão Interclima+ElecHB o tema a destacar será o segmento Não Residencial.
Neste contexto, o blog e as e-newsletters, elaborados em parceria com os sindicatos franceses Uniclima (Sindicato das Indústrias Térmicas, Aerodinâmicas e Frigoríficas) e Gimelec (Sindicato dos Industriais ao serviço da Inteligência Energética) abordarão as seguintes matérias: aquecimento e ar condicionado (climatização) em projetos de renovação; “Terão os objetos inteligentes um lugar no setor terciário?”; Ventilação e a diretiva europeia; “O edifício de energia positiva relança o aquecimento solar no setor terciário”; o papel do BMS (Building Manegement System) no setor terciário”; Serviços e usos para além do BMS; o BIM na exploração e manutenção; a conceção de espaços de banho atrativos e práticos no setor terciário.
Já no salão Idéobain o foco é “espaços de banho vivos”, sendo a informação realizada em parceria com a AFISB (Associação dos Industriais das Casa de Banho) e o gabinete internacional de consultoria de tendências Peclers Paris. Como motes da informação temos: o vermelho excecional; a otimização do espaço; a iluminação; a madeira no design; comportamento verde e poupança de água; domótica; personalização; mobilidade reduzida / acessibilidade; arquitetura; e conforto e bem-estar.
No Batimat serão quatro os grandes temas em foco: design de interiores, tema que é também tratado por Peclers Paris; construção sustentável, incluindo os edifícios de energia positiva, a produção de energia, a construção urbana, a indústria da madeira, os novos betões, o revestimento por vegetação e a extensão de telhados e coberturas; o edifício do futuro (os objetos inteligentes, os novos hábitos possibilitados pela tecnologia digital, as tecnologias disruptivas e, ainda, os novos materiais e técnicas de construção).Um quarto tema, “Um olhar sobre a arquitetura”, será abordado de forma original.
O Batimat 2017, salão de inovações para a Construção e a Arquitetura, tem por objetivo prioritário construir pontes entre os profissionais da construção (arquitetos, promotores, empreiteiros…) que desenham e constroem os edifícios e os utilizadores que neles vivem ou trabalham. Para identificar e compreender uma arquitetura em franca mutação, o salão Batimat pediu ao Observatório da Habitação Sustentável, em parceria com a revista francesa L’Architecture d’Aujourd’hui, que realizasse um inquérito jornalístico por toda a França, a fim de perceber o que é a arquitetura dos nossos dias.
Das famílias que residem em moradias high tech no moderno quarteirão Confluence, em Lyon, aos refugiados líbios que pernoitam no centro de acolhimento temporário de La Chapelle, em Paris, a palavra dos utilizadores e dos habitantes é elevada ao mesmo nível da dos arquitetos, dos promotores e dos construtores. Para ir ainda mais longe, esta iniciativa foi estendida a personalidades de áreas bem afastadas do mundo da Construção, como filósofos, escritores e cientistas, na expectativa de que a sua visão possa fornecer uma nova perspetiva sobre as questões relacionadas com a arquitetura contemporânea. 

Países francófonos são os convidados de honra

As perspetivas para o setor da Construção francês são encorajadoras. Com efeito, espera-se que a construção residencial e não residencial cresça mais de 3% em 2017.
Paralelamente, os países francófonos apresentam um potencial de 7,200 mil milhões de dólares. Só a África subsariana, por exemplo, evidencia um crescimento económico sustentável que deverá rondar os 10% nas próximas décadas. A partilha da língua francesa com esses países é considerada uma alavanca potencial para o crescimento, pelo que a edição deste ano do Mondial du Bâtiment procurará explorar essas oportunidades de negócios, promovendo todas as regiões de França e os países francófonos.
Em 2017, os convidados de honra do Mondial du Bâtiment serão, pois, a própria França e os países francófonos. Neste contexto, a organização da feira vai realizar um investimento significativo em eventos especiais, transportes gratuitos, “clubes” e serviços premium, por exemplo, com o propósito de estimular a visita de mais franceses, sejam eles instaladores, distribuidores ou compradores.
Por outro lado, estima-se que o Clube dos Influenciadores reúna cerca de 1.500 dirigentes de topo de grandes empresas de promoção e investidores. Também o Clube dos Compradores deverá fazer com que seja mais fácil aos comerciantes e aos distribuidores visitarem as exposições.
Como convidados especiais, os países francófonos oferecerão a oportunidade de contacto com decisores políticos de 84 países e governos, (encontros de negócios com os promotores de países de língua oficial francesa, ciclos de conferências, etc.)
Para promover o encontro com os representantes dos 84 Estados e governos presentes no evento serão organizadas duas ações de grande envergadura. Por um lado, a Organização Internacional da Francofonia (OIF) e a sua subsidiária, o Instituto da Francofonia para o Desenvolvimento Sustentável, irão manifestar o seu apoio ao Mondial du Bâtiment num espaço que irá apresentar o concurso da Arquitetura Sustentável e promover encontros de negócios com todos os responsáveis de projetos dos países francófonos, incluindo a Tunísia, Marrocos Bélgica, Suíça e Luxemburgo.
Por outro lado, será levado a cabo um ciclo de conferências sobre projetos de construção e de arquitetura lançados pela administração pública e também privada, principalmente na África Subsaariana, na Costa do Marfim, Camarões, Benim, etc.
O Clube de Negócios Internacional vai ainda mais longe e organiza uma área encontros para todos os profissionais que pretendam otimizar as suas exportações e relações internacionais.

Um dispositivo digital de envergadura para os 3 salões

Antes, durante e após a realização dos salões Interclima+ElecHB, Idéobain e Batimat, os players da indústria da Construção podem receber informação sobre os principais problemas e desafios enfrentados pelas diferentes áreas de atuação do Setor e sobre a atualidade do Le Mondial du Bâtiment e das 3 exposições, graças a uma estratégia digital que comporta um site dedicado a cada um dos referidos salões - https://www.batimat.com/en/Home/; https://www.ideobain.com/pt/en/; https://www.interclimaelec.com/ -, um blog Le Mondial du Bâtiment, onde serão publicados artigos e boletins informativos sobre os principais temas de cada uma das três exposições  - http://www.lemondialdubatiment.com/
Acresce a presença de cada uma das iniciativas em redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Google+, e cuja informação pode ser facilmente encontrada mediante a utilização das tags @interclimaelec, @salon_ideobain, @batimat, @MondialBatiment #MDB2017.
De acordo com Guillaume Loizeaud, diretor du Mondial du Bâtiment, "em 2017, os salões Interclima+ElecHB, Idéobain e Batimat apresentarão, uma vez mais, a oferta mais completa do mundo em termos de soluções, de inovações, de demonstrações e de conferências para o setor da Construção. Será um momento único para a reunião de todos os profissionais, num ambiente de trabalho e de convívio, tendo em vista responder aos novos desafios da Construção (…)."

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.