16 / Abril / 2024

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Faculdade de Arquitetura do Porto inicia ano letivo com edifícios de Siza Vieira reabilitados

15 de Setembro de 2017 às 16:47:22

tamanho da letra:

Notícias

No dia 18 de setembro, a abertura do ano letivo na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) vai também marcar a inauguração das obras de reabilitação dos edifícios projetados por Álvaro Siza Vieira. Para assinalar o momento, o reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e o diretor da FAUP, Carlos Guimarães irão fazer uma visita guiada aos edifícios renovados.

Contando com o apoio e monitorização do próprio Siza Vieira, a empreitada centrou-se na reabilitação da envolvente exterior dos edifícios - coberturas e paredes exteriores -, com o objetivo de repor as condições originais do conjunto desenhado pelo primeiro Prémio Pritzker português, 23 anos após a sua inauguração da faculdade. 
A visita guiada pelos edifícios renovados da FAUP antecede a sessão oficial de Abertura do Ano Letivo 2017/18, que irá começar às 17h30, com a apresentação da conferência "Que Faire?" por Eduardo Souto de Moura, o segundo Prémio Pritzker português e também antigo aluno e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
A antecipar a conferência, decorrerá, como habitual, a entrega dos Prémios Pedro Branco e Ricardo Spratley aos estudantes da FAUP, Nuno Miguel Sarmento (Melhor estudante a terminar o 3.º ano no ano letivo 2016/2017) e Tiago Ascensão (Melhor estudante a terminar o curso no ano letivo 2015/2016, com média igual ou superior a 16 valores), respetivamente.
Após a conferência de Eduardo Souto Moura, será inaugurada a exposição ANUÁRIA ‘17, que reúne os projetos realizados durante as aulas pelos estudantes da FAUP, numa dupla missão de exposição e arquivo dos melhores exemplos de exercícios curriculares dos cursos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Recorde-se que o mestrado integrado em Arquitetura da FAUP foi novamente o curso superior de Arquitetura com a mais alta nota de entrada no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior com 178,5 valores. O curso de Arquitetura da FAUP foi, de resto, o 12.º curso com a nota de acesso mais elevada em todo o país. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.