27 / Maio / 2018

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Freguesia da Estrela, artista ADD Fuel e Revigrés “encerram” Rota do Azulejo da Infante Santo

04 de Maio de 2017 às 14:29:30

tamanho da letra:

Notícias

No próximo dia 6 de maio, celebra-se, pela primeira vez, o Dia Nacional do Azulejo.

Para assinalar a data, a Junta de Freguesia da Estrela apresenta o projeto artístico que está a desenvolver – e que irá concretizar durante os próximos meses -, na Avenida Infante Santo, em Lisboa.
O convite para encerrar a já designada Rota do Azulejo, trajeto que tem pontuado ao longo das últimas décadas este importante eixo viário de Lisboa, foi entregue à responsabilidade do artista urbano português Diogo Machado, conhecido como ADD Fuel. Nesta via, já é possível observar a presença de painéis de azulejos de reconhecidos artistas portugueses, como Maria Keil (1959), Carlos Botelho (1959), Júlio Pomar e Alice Jorge (1959), Sá Nogueira (1959) e Eduardo Nery (1994 e 2001).
Esta intervenção pretende recuperar a expressão artística do azulejo, plena de contexto histórico, artístico, arquitetónico local, de memorial e tradição nacional, trazendo-o até à atualidade, através da Arte Urbana.
Deste modo, manter-se-á o uso do azulejo, mas com uma estética e leitura atuais: um traço único e diferenciador do artista convidado.
Como tem sido prática no seu trabalho, ADD Fuel irá reinterpretar os azulejos existentes no local, especificamente os painéis históricos das várias escadarias. Destes painéis, selecionou alguns padrões e composições chave, que serviram de base de trabalho para a criação de um grande painel (com cerca de 200 m2) de homenagem às restantes peças.
Para o desenvolvimento e produção deste mural de azulejos, a Junta de Freguesia da Estrela conta com a parceria da Revigrés, empresa de referência de revestimentos e pavimentos cerâmicos. “No ano em que comemora 40 anos, a Revigrés associa-se a este projeto com o selo de qualidade de uma empresa 100% portuguesa dedicada à reinterpretação e expressão moderna da azulejaria tradicional”, salienta a empresa de Águeda.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.