18 / Novembro / 2017

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Universidade de Aveiro inaugura piso tátil financiado pela solidariedade da Corrida Bosch

09 de Maio de 2017 às 14:20:20

tamanho da letra:

Notícias

Tem apenas um quilómetro de extensão, mas são mil metros que podem fazer milhares de quilómetros de diferença para quem não vê.

Inaugurado recentemente a pensar nos estudantes, funcionários e visitantes com deficiências visuais, o percurso pedonal com piso tátil da Universidade de Aveiro (UA) liga entre si grande parte dos edifícios do campus universitário. Em comunicado, o estabelecimento de ensino explica que “o piso engrossa a lista de infraestruturas que a UA tem ao serviço da missão de ser, cada vez mais, uma universidade para todos”.
Projetado seguindo as recomendações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e financiado pela Corrida Bosch, cujas inscrições têm revertido, entre outras causas solidárias, para o Fundo Social da UA, e por fundos da própria UA, o piso faz a ligação entre o parque de estacionamento que tem lugares para pessoas com mobilidade condicionada, o Edifício Central e da Reitoria, os Serviços de Ação Social, a cantina de Santiago e a totalidade dos edifícios da alameda da UA.
Na conceção do piso, com um percurso exato de 967,9 metros, e de forma a facilitar a leitura e uniformizar percursos, foram adotados os materiais utilizados noutros trajetos táteis, quer do Campus, quer da própria cidade de Aveiro.
“A UA tem-se empenhado em ser, cada vez mais, uma Universidade inclusiva. A implementação e melhoramento das acessibilidades no Campus, ao longo dos anos, com a construção de rampas de acesso para cadeira de rodas, intervenções nos sanitários, adequação de portas de entrada dos edifícios, instalação de plataformas elevatórias e alojamento adaptado são apenas alguns dos exemplos mais visíveis desse empenhamento”, acrescenta-se no referido comunicado.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.