24 / Abril / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Açores vão lançar concurso público internacional para porto comercial da Praia da Vitória

15 de Maio de 2017 às 15:20:33

tamanho da letra:

Notícias

O Governo dos Açores vai lançar um concurso público internacional de "concessão da exploração e da operação do porto comercial da Praia da Vitória", Terceira, concelho onde está localizada a Base das Lajes.

O anúncio foi feito pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas. Citado pelo “Diário de Notícias”, este responsável afirma que “estamos a dar passos concretos no sentido de também resolver aquilo que ainda falta resolver relativamente aos efeitos da decisão da Força Aérea norte-americana de redimensionar a sua presença na ilha Terceira".
O chefe do executivo açoriano salientou ter referido na 37.ª reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os Estados Unidos, onde participou no passado dia 11 de maio, em Washington, que "o Governo Regional se prepara para lançar um concurso público internacional de concessão da exploração e da operação do porto comercial da Praia da Vitória", o que se enquadra na importância de "potenciar o investimento externo" e "contribuir para a criação de emprego e riqueza nos Açores, nomeadamente na Terceira".
"Temos consciência que, quer no âmbito do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira, quer no âmbito da própria declaração conjunta que foi assinada por ocasião da visita do primeiro-ministro aos Açores há também passos que competem ao Governo Regional que os tem dado e concretizado", sublinhou.
Por sua vez, o líder parlamentar do PS, Carlos César, adiantou que "esta semana" vai ser enviada "uma resolução com orientações ao Governo da República para manter e reforçar o seu empenho na implementação das medidas previstas na declaração conjunta que foi assinada com o executivo regional a 30 de abril do ano passado".
Carlos César sublinhou a prioridade que deve ser dada à questão da descontaminação ambiental e ainda no "reaproveitamento das infraestruturas que forem consideradas excedentárias no caso da estrutura aeroportuária das Lajes", salientando a importância de incrementar "as melhores soluções para o desenvolvimento económico e social da Terceira num quadro de utilização daquela infraestrutura pelos EUA".
Este responsável realçou que "é muito mais difícil reconstruir", porque "leva muito mais tempo do que destruir", exemplificando com as "questões relativas à descontaminação em matéria ambiental", nomeadamente das zonas da "Base das Lajes e das zonas confinantes".

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.