24 / Abril / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Prémios Tektónica e Segurex 2017 distinguiram inovação, personalidades e empresas

06 de Maio de 2017 às 12:07:56

tamanho da letra:

Notícias

A 3ª cerimónia de entrega dos prémios Tektónica e Segurex 2017 realizou-se no dia 5 de maio, com a atribuição de, respetivamente, 20 e 11 distinções.

A gala teve como principal objetivo premiar e distinguir pessoas, empresas e entidades que ao longo dos anos têm trabalhado em prol do setor da Construção e da Segurança, com competência, qualidade e visão de futuro.
Os prémios Tektónica, que assinalam áreas tão importantes como a formação profissional, a investigação, o desenvolvimento e inovação e, ainda, a internacionalização, foram os primeiros a ser entregues. O Prémio Academia Tektónica 2017, que se realiza pela 5ª vez, foi atribuído ao ISCTE, à Mapei, à Preceram (Argex e Gyptec), à Heaboo, à Gosimat e ao CENFIC .
A iniciativa “Portugal Constrói uma Identidade” tem como objectivo distinguir as empresas portuguesas fabricantes que mais contribuem para o desenvolvimento e afirmação de uma identidade portuguesa. Os premiados neste campo foram a Sanindusa, a Atz, a Amorim Revestimentos, a Gyptec, a Argex, a Utilzás, a Granitrans, a Secil, a Inarel e a White Minerals.
O prémio Inovação é anualmente atribuído a produtos cuja inovação é evidenciada pelas vertentes técnicas, funcionais ou estéticas, tendo sido atribuído este ano ao Tubo Solar Heavy Floor Soled, da Chatron. Nesta área foram ainda entregues 2 menções honrosas, distinguindo a Banita, Lda com o produto Sanita Bidé, e a Heaboo com o produto Box Hoterway.
O prémio Arquitetura Tektónica 2017 foi atribuído aos arquitetos Francisco Vieira e Cristina Guedes, do Gabinete Mais é Menos.
Por último, o prémio Engenharia Tektónica 2017 foi entregue a Rita Moura, presidente do Cluster AEC - Arquitetura Engenharia e Construção e da PTPC- Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção.
No seguimento dos prémios da Tektónica 2017 e no mesmo contexto, no âmbito dos prémios da Academia Segurex, foram distinguidos as empresas Sintimex, produção e comercialização de equipamentos de proteção individual (EPI's) e segurança no trabalho e a Vianas, comércio de máquinas e ferramentas, material de combate a incêndios e EPI’s, e a Escola Nacional de Bombeiros. O prémio Inovação Segurex 2017, que valoriza os produtos, serviços ou equipamentos inovadores e distingue as empresas que apostam no desenvolvimento de novos produtos, foi entregue à Micotec Electrónica, com o produto Brain Fingerprinting.
Foram ainda entregues três menções honrosas: à empresa Bernardo da Costa, pelo produto Exva People Counting; à Guarda Nacional Republicana pelos produtos GNR Mobile – Projeto de Mobilidade da GNR, Projecto Life Rupis – Equipa Cinotécnica com capacidade para deteção de venenos e iscos envenenados a animais selvagens mortos no douro internacional e Apperegrinos – Aplicação móvel gratuita de apoio à peregrinação; e à Luís Figueiredo, com o produto Veículo Combate Incêndios – 1ª intervenção em zonas históricas “eléctrico”.
Por último, o prémio personalidade Segurex 2017 foi entregue a Rui Pereira, pelo seu contributo para o setor da proteção, segurança e defesa. Rui Pereira foi fundador e primeiro presidente do OSCOT (Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo) e da revista Segurança de Defesa. Foi também diretor-geral do Serviço de Informações de Segurança e ministro da Administração Interna, tendo ocupado ao longa da sua vida profissional diversos cargos públicos e privados, incluindo o ensino.



 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.