17 / Julho / 2018

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Investimento de 3,5 milhões para reabilitar Fortaleza de Peniche

28 de Abril de 2017 às 11:39:56

tamanho da letra:

Notícias

O Conselho de Ministros aprovou uma resolução que determina a elaboração de um plano de recuperação da Fortaleza de Peniche para instalação de um museu.

“A intervenção, visa proteger e preservar a integridade de um monumento de importância única na história recente de Portugal, permitindo a valorização, interpretação e fruição pública dos seus espaços simbólicos”, lê-se no comunicado emitido após a realização da reunião semanal daquele órgão do Governo no passado dia 27 de abril na Fortaleza de Peniche, para assinalar os 43 anos da libertação dos presos políticos ali detidos, na sequência do 25 de Abril.
De acordo com os estudos prévios realizados, o investimento na Fortaleza de Peniche, classificada como monumento nacional, está estimado em cerca de três milhões e meio de euros, envolvendo a conservação e restauro da  fortaleza e da frente abaluartada, bem como os custos da primeira fase de instalação do museu dedicado à luta pela liberdade e pela democracia. Para o efeito, foram mobilizados fundos do Programa Centro 2020, do Portugal 2020, sendo o restante comparticipação nacional do Estado português.
Este projeto de recuperação enquadra-se no âmbito do Programa Revive, que pretende a reabilitação de edifícios abandonados sem ignorar o valor histórico, estético e arquitetónico. “Conforme dados do Portugal 2020, o investimento público neste domínio totaliza até à data 106 milhões de euros, a aplicar em 121 projetos já aprovados”, acrescenta-se no referido comunicado.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.