26 / Maio / 2018

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

CERTIF intensifica aposta na certificação de pessoas

18 de Janeiro de 2017 às 11:24:47

tamanho da letra:

Notícias

A CERTIF-Associação Para a Certificação vai intensificar a aposta na área da Certificação de Pessoas através do estabelecimento de parcerias com novas entidades, depois da relação bem sucedida mantida com a ADENE e com o CTCV.

A Certificação de Pessoas visa a certificação das competências dos profissionais que desempenham a sua atividade em áreas em que o mercado valoriza essa qualificação.
Presentemente, a CERTIF tem estabelecidas parcerias com a ADENE – Agência para a Energia e com o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, sendo possível a obtenção da certificação em diferentes categorias, estando em análise novas parcerias com outras entidades.                    
No caso da ADENE estão definidas duas categorias: Auditores ISO 50001 e Profissionais no Setor da Energia (Projetista de Sistemas Solares Térmicos – PSST, Instaladores de Janelas Eficientes – SEEP e Projetista de Térmica – REH).
A categoria Auditor ISO 50001 encontra-se ainda dividida em três subcategorias: Auditor Interno, Auditor e Auditor Coordenador, sendo a subcategoria atribuída de acordo com a experiência demonstrada pelo candidato, em auditorias de sistemas de gestão da qualidade.  
Para obtenção da certificação destas categorias, a ADENE tem disponíveis os seguintes cursos: Qualificação de Auditores de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001, Projetista de Sistemas Solares Térmicos, Instalador de Janelas do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) e Projetista de Térmica – REH.
No que se refere ao CTCV, as categorias possíveis são: Auditor ISO 9001 e Auditor ISO 14001. Para obtenção da certificação destas categorias, o CTCV apresenta os seguintes cursos: curso Qualificação de Auditores ISO 9001:2015 e curso Qualificação de Auditores ISO 14001:2015.
À semelhança do estabelecido com a ADENE, encontram-se definidas três subcategorias: Auditor Interno, Auditor e Auditor Coordenador, sendo igualmente a subcategoria atribuída de acordo com a experiência demonstrada pelo do candidato em auditoria de sistemas de gestão da qualidade.  
A obtenção destas certificações só é possível após a aprovação nos cursos específicos ministrados pela respetiva entidade parceira e após a verificação do cumprimento dos requisitos estabelecidos para cada categoria.
Recorde-se que a CERTIF é líder de mercado em Portugal na área da certificação de produto e serviço, com quota superior a 90%.

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.