20 / Agosto / 2018

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Governo antecipa modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença

20 de Outubro de 2016 às 14:13:10

tamanho da letra:

Notícias

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmou que o Governo vai antecipar a modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença da linha do Minho para 2017.

“Faremos um esforço adicional para que a segunda empreitada, de Viana do Castelo a Valença, comece em obra no próximo ano e não em 2018 como estava inicialmente previsto”, disse Pedro Marques em Viana do Castelo, na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de modernização e eletrificação do troço entre Nine e Viana do Castelo.
O ministro referiu que este esforço adicional se justifica após o contacto do Governo espanhol para “reafirmar o seu compromisso de fazer a eletrificação do pequeno troço”, de seis quilómetros.
Pedro Marques afirmou o “compromisso político dos dois Governos” em fazer a requalificação da ligação “de modo contínuo, o que permitirá um serviço de muito mais qualidade. Faz todo o sentido que, do nosso lado, também andemos um pouco mais depressa no que falta de eletrificação até à fronteira”, acrescentou.
A requalificação da linha ferroviária entre Nine e Valença, a concluir até 2019, representa um investimento global de 83,2 milhões de euros, financiados em 59,2 milhões de euros por fundos do Ferrovia 2020 e com uma comparticipação de 24 milhões de euros do Orçamento do Estado.
Está previsto que a obra esteja concluída durante o terceiro trimestre de 2018.
Segundo notícia veiculada no portal do Governo, a eletrificação desta ligação vai permitir triplicar a capacidade de circulação, passando de 15 para 20 comboios, com um máximo de 750 metros em vez de 300.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.