Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
24 de Agosto de 2016 às 11:08:11
tamanho da letra:
A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, lança o novo controlador lógico spaceLYnk, que conecta diferentes normas e protocolos para a construção de edifícios e monitorização de energia.
“A nova solução da Schneider Electric é uma solução abrangente, com uma interface de utilizador distinta e confortável, que oferece verdadeira diferenciação e valor acrescentado aos seus utilizadores”, afirma a empresa em comunicado.
Ideal para a gestão do consumo energético e para a eficiência energética, o controlador lógico spaceLYnk da Schneider Electric permite alcançar uma poupança de mais de 70% do consumo de energia causado pelos sistemas de AVAC e iluminação, assegura a Schneider Electric. Assim, passa a ser possível otimizar duas importantes fontes de consumo de energia, através da instalação do spaceLYnk e da sua integração com dispositivos e aplicações escaláveis abertos.
“O spaceLYnk é capaz de exibir a medição de gás, água e eletricidade e monitorar o seu consumo diária, mensal e anualmente. Esta nova solução armazena e analisa dados de forma a permitir a identificação de potenciais poupanças de energia, aumentando assim a eficiência energética do edifício,” refere Fernando Ferreira, especialista em gestão de energia e automação de Edifícios da Schneider Electric.
Uma vez identificado o potencial de poupança, o controlo ativo das funções do edifício do spaceLYnk permite preparar o edifício de acordo com a sua ocupação e utilização. Por exemplo, passa a ser possível preparar o edifício com antecedência para um cenário de desocupação – comum durante os fins-de-semana em edifícios de escritórios –, reduzindo a climatização e desligando todas as luzes.
“Uma solução completa, flexível, simples e eficiente para edifícios, o spaceLYnk pode ser utilizado como gateway, permitindo a comunicação e interação entre diferentes equipamentos de controlo de funções como iluminação, estores e climatização. Enquanto interface de utilizador, possibilita que todas as funções sejam controladas e exibidas em dispositivos locais e móveis, como tablets ou smartphones. Mas o spaceLYnk pode ainda ser utilizado de outras formas,” revela Fernando Ferreira.
O spaceLYnk pode também ser utilizado como função de memória, uma vez que é capaz de exibir a medição de gás, água e eletricidade para uma monitorização regular, ou como controlador lógico com funções avançadas para a otimização da eficiência energética e do conforto e, ainda, como controlador de eventos, enviando notificações no caso de falhas e outros problemas.
Utilizações possíveis
O spaceLYnk permite controlar todas as funções do edifício com uma única interface - através de um dispositivo local ou móvel. A solução apresenta ao utilizador uma visão estruturada e clara de todas as funções, cenários, configurações e valores, para uma orientação intuitiva e operação conveniente.
Graças à aplicação de servidor web-based, permite controlar e monitorar todas as funções do edifício, mesmo aquando da ausência dos seus gestores, mantendo-os conectados em qualquer altura. Para tal, é apenas necessária conexão à Internet e um smartphone, tablet ou PC.
A interface do spaceLYnk pode ser totalmente personalizada, o que permite que os construtores de edifícios possam propor o seu design e marca ao mercado. Com o homeLYnk, oferecem um sistema up-to-date e uma interface feita à medida.
A solução spaceLYnk conecta a construção de funções de controlo, para uma gestão completa do edifício, ideal para pequenas e médias empresas, bem como grandes edifícios.
Em grandes edifícios, a interface de utilizador exclusivo inclui a monitorização de energia, a construção de dados de controlo e manutenção, e o acesso local e remoto via PC, smartphone e tablet, para um controlo consistente e ação imediata.
Em edifícios de pequena e média dimensão, o spaceLYnk é interoperável com diferentes sistemas e protocolos standard no mercado, tais como KNX, Modbus ou Bacnet e permite a interligação dos sistemas de iluminação, sombreamento e climatização, podendo estes dados ser enviados para um sistema de gestão técnica centralizada (BMS), por exemplo, SmartStruXure.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Alvarás e certificados - Taxa Anual a pagamento até 5 de março de 2021
21 de Janeiro de 2021
Medidas que agravam o confinamento já estão em vigor
20 de Janeiro de 2021
Formulários de acesso ao lay off simplificado e ao Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva já disponíveis
19 de Janeiro de 2021
Governo “aperta” regulamentação do estado de emergência
19 de Janeiro de 2021
Novas linhas do metro do Porto serão construídas em PPP
02 de Junho de 2010
Incentivo da “troika” ao arrendamento é oportunidade para construtoras escoarem produção
06 de Maio de 2011
Concurso Porta 65 Jovem abre no próximo dia 26
14 de Abril de 2011
Acordo com Venezuela implica construção de 12.500 habitações sociais
31 de Maio de 2010