23 / Outubro / 2018

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Ardian Infrastructure compra ativos da Ascendi na rede de autoestradas de Portugal

04 de Agosto de 2016 às 13:33:09

tamanho da letra:

Notícias

A Ardian, sociedade independente de investimento privado, anunciou a assinatura de um acordo para comprar as ações da Ascendi Group na Ascendi II, a joint venture nas autoestradas portuguesas.

A Ascendi II, criada em junho de 2015 como parceria entre a Ardian Infrastructure e a Ascendi, detém e opera cinco autoestradas no Norte de Portugal e na zona de Lisboa.
Segundo se explica em comunicado, como parte desta nova transação, a Ardian Infrastructure vai assumir o controlo dos cinco ativos detidos até agora em conjunto, bem como de duas estradas portajadas da Ascendi. A Ardian vai pagar à Ascendi um total de 600 milhões de euros, ao qual podem ser adicionados 53 milhões de euros através de um mecanismo de preços variável. A Ardian também vai adquirir as empresas de operação e manutenção associadas às autoestradas.
A rede Ascendi, recorde-se, é a segunda maior rede de autoestradas em Portugal, estendendo-se por mais de 850 km ao longo de sete estradas portajadas que empregam 500 pessoas.
A lista completa dos ativos da Ascendi Group adquiridos integralmente pela Ardian é constituída pelas seguintes infraestruturas: Ascendi Norte – Auto-Estradas do Norte; Ascendi Beiras Litoral e Alta - Auto-Estradas das Beiras Litoral e Alta; Ascendi Costa de Prata – Auto-Estradas da Costa de Prata;Ascendi Grande Porto – Auto-Estradas do Grande Porto; Ascendi Grande Lisboa, Auto-Estradas de Grande Lisboa; Ascendi Pinhal Interior - Estradas do Pinhal Interior; Ascendi Douro – Estradas do Douro Interior; Autovia de Los Viñedos, Sociedad Anonima Concesionaria De La Junta De Comunidades De Castilla –  La Mancha.
O acordo está sujeito a algumas operações de reorganização societária da Ascendi Group, assim como à obtenção das aprovações regulamentares e contratuais necessárias. 
Mathias Burghardt, membro da Comissão Executiva e responsável pela Infraestrutura na Ardian, comentou acerca deste negócio que “a Ardian Infrastructure sempre atribuiu grande importância à construção e desenvolvimento de relações com parceiros industriais. No caso desta rede de autoestradas em Portugal, investimos inicialmente como parceiro industrial ao lado da Ascendi, com quem trabalhámos de perto ao longo deste último ano. É com base nesta relação e na estratégia de longo prazo da Ardian, sustentada na especialização industrial, que agora nos é oferecida oportunidade de assumir o controlo operacional da rede.”

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.