21 / Agosto / 2018

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Tektónica consolida maturidade com aumento de 30% de expositores e de 10% de visitantes

11 de Maio de 2016 às 16:34:30

tamanho da letra:

Notícias

No ano em que completa 18 edições, a Tektónica, Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, registou um aumento de 30% de empresas expositoras e de 10% nas entradas relativamente à edição de 2015.

A Tektónica encerrou, no passado sábado, dia 7, na FIL, refletindo, segundo a respetiva organização, “os sinais de crescimento neste setor da economia em Portugal. Quatro dias de feira que confirmaram o sucesso previsto e a plena recuperação do Setor”.
Para além das mais de 50 atividades que se desenvolveram durante os quatro dias de feira, a Tektónica 2016 contou com mais de 100 convidados compradores provenientes de Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália, Marrocos, Argélia, Tunísia, Colômbia, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Canadá, E.U.A., Camarões, Costa Rica, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. “Empresas portuguesas e estrangeiras fizeram questão de estar presentes com o objectivo de potenciar negócio e alavancar um mercado sempre em desenvolvimento. A Tektónica reforçou assim a missão da Fundação AIP que promove a internacionalização das empresas portuguesas”, afirma a AIP-FIL em comunicado. 
Também a formação foi uma constante através das Academias Tektónica. Entre as várias acções, participaram cerca de três centenas de formandos, “proporcionando o desenvolvimento de competências técnicas em dinâmicas de formação promovidas por expositores e parceiros da Tektónica”.
No âmbito das várias actividades, destaque para as ‘Jornadas Tektónica da Construção Sustentável na Lusofonia’, subordinadas ao tema “O papel da Engenharia e da Arquitetura no desenvolvimento da Economia Empresarial ”, que contou com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, na sessão de abertura.
A inovação, reflexo da capacidade inovadora das empresas portuguesas e qualidade que os produtos nacionais representam para a modernização deste Setor e colocação de Portugal na linha da frente das mudanças técnicas, funcionais e estéticas, esteve também em evidência, com cerca de 50 produtos em exposição no Espaço Inovação, o dobro da edição anterior. Este ano foram distinguidos nos Prémios Tektónica Inovação, ex aequo, as empresas Revigrés, com o produto ‘Revifeel Warmup’, e a Impersol, com o produto ‘3MTM ThinsulateTM’. Foi também atribuída uma Menção Honrosa à Amorim Revestimentos pelo produto ‘Hydrocork’.
Também na cerimónia de entrega de Prémios Tektónica foram agraciados o engenheiro Luís Afonso e o arquiteto Siza Vieira, com os Prémios Carreira Engenharia e Arquitectura, respetivamente.
Os Prémios Tektónica galardoaram ainda as Academias Tektónica, com diplomas atribuídos às entidades AECOPS, APISOLAR, AS SOLAR, CENFIC, Grupo Preceram, ISCTE, LANDL, UP-Way Systems e Wattguard.
Na iniciativa “Portugal Constrói uma Identidade”, que tem como objetivo distinguir as empresas portuguesas que mais contribuíram para o desenvolvimento e afirmação de uma identidade portuguesa, através das suas capacidades e atributos, engenho, investigação, plataformas, mobilidade, logística, activos e talento, foram atribuídas distinções às empresas Arch, Areipor, Controloffice, Grupo Preceram, Inarel, MDH, Perfiltubo, Pladec, Secil e Utilzás.
Um dos objectivos estratégicos da Tektónica é o seu contributo no apoio à internacionalização das empresas do Setor. Marrocos tem sido um dos mercados mais recetivos ao desenvolvimento de contactos bilaterais com Portugal e na promoção de negócios entre os dois países. Neste contexto, o Prémio Tektónica Internacionalização foi atribuído à Camara de Comércio, Indústria e Serviços de Casablanca – SETTAT.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.