17 / Novembro / 2018

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Tektónica distingue inovação, personalidades e empresas

06 de Maio de 2016 às 14:58:59

tamanho da letra:

Notícias

A cerimónia de entrega dos Prémios Tektónica, que distinguem personalidades, empresas, entidades e produtos que se destacam no setor da Construção pela sua competência, visão estratégica e inovação, realizou-se ontem, na FIL.

Este é um dos momentos altos da feira portuguesa para o setor da Construção e Obras públicas, organizada pela FIL, Fundação AIP, que regista este ano a sua 18ª edição.
Entre as várias distinções, a Inovação é umas das mais aguardadas, pela visão de futuro e qualidade que os produtos nacionais representam para a modernização deste Setor e colocação de Portugal na linha da frente das mudanças técnicas, funcionais e estéticas.
O júri do Espaço Inovação, composto por representantes da AECOPS, do IADE, do LNEC, da Ordem dos Arquitectos e da Ordem dos Engenheiros, deliberou atribuir dois primeiros prémios exe quo, “pela elevada qualidade dos produtos a concurso. As empresas vencedoras são a Revigrés, com o produto ‘Revifeel Warmup’, que melhora os patamares de condutibilidade térmica e conforto em materiais cerâmicos, e a Impersol, com o produto ‘3MTM ThinsulateTM’, que permite o aumento de eficiência energética e conforto térmico nas obras de reabilitação, garantindo a autenticidade das intervenções e diminuindo os custos de reabilitação.
Foi também atribuída uma Menção Honrosa à Amorim Revestimentos pelo produto ‘Hydrocork’, pela melhoria do desempenho da cortiça em ambientes húmidos.
Em evidência também as distinções Engenharia Tektónica e Arquitectura Tektónica, atribuídas ao engenheiro Luís Afonso e ao arquiteto Siza Vieira, respetivamente.
Luís Manuel Ferreira Pires Afonso, pelo seu percurso profissional e coordenação técnica de inúmeras obras, nomeadamente, pontes e viadutos, complementando a área da construção com a de projeto, em Portugal e no estrangeiro, e Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, o mais premiado arquiteto contemporâneo português com uma carreira de reconhecimento mundial.
Nesta edição, as candidaturas ao Espaço Inovação, diz a FIL, “duplicaram relativamente a 2015, com meia centena de produtos em exposição, reflexo da capacidade inovadora e visão estratégica das empresas nacionais”.

Academia Tektónica

As distinções Academia Tektónica, na sua 5ª edição, pretendem valorizar os profissionais do setor da Construção, através da sua vertente prática e teórica. As várias ações, nas quais participam cerca de três centenas de formandos, proporcionam o desenvolvimento de competências técnicas em acções de formação promovidas por expositores e parceiros da Tektónica.
Estes diplomas foram atribuídos às entidades AECOPS, APISOLAR, AS SOLAR, CENFIC, Grupo Preceram, ISCTE, LANDL, UP-Way Systems e Wattguard.

Portugal Constrói uma Identidade

No âmbito da Tektónica 2016, a iniciativa “Portugal Constrói uma Identidade”, tem como objetivo distinguir as empresas portuguesas que mais contribuíram para o desenvolvimento e afirmação de uma identidade portuguesa, através das suas capacidades e atributos, engenho, investigação, plataformas, mobilidade, logística, ativos e talento. Estes prémios foram atribuídos às empresas Arch, Areipor, Controloffice, Grupo Preceram, Inarel, Mdh, Perfiltubo, Pladec, Secil e Utilzás.

Tektónica Internacionalização

Um dos objetivos estratégicos da Tektónica é o seu contributo no apoio à internacionalização das empresas do Setor. Marrocos tem sido um dos mercados mais recetivos ao desenvolvimento de contactos bilaterais com Portugal e na promoção de negócios entre os dois países. Neste contexto, o Prémio Tektónica Internacionalização foi atribuído à Camara de Comércio, Indústria e Serviços de Casablanca – SETTAT.
A Tektónica 2016 conta com mais de 400 Expositores, cerca de 100 convidados estrangeiros de 16 países, cerca de 50 produtos inovadores e mais de 50 atividades.

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.