20 / Julho / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Primeiro-Ministro inaugura Túnel do Marão

05 de Maio de 2016 às 15:26:23

tamanho da letra:

Notícias

A Autoestrada do Marão — Túnel do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real, é inaugurada na tarde de sábado, dia 7 de maio, sete anos após o início da sua construção.

A cerimónia será presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, com a presença de vários elementos do Governo, entre os quais o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, segundo anuncio deste ministério, e a abertura ao tráfego está prevista para as 00H00 de domingo.
A Autoestrada do Marão possui 26 quilómetros, quase seis por túnel, mais concretamente 5,6 km, o que o torna no maior túnel da Península Ibérica, tendo começado a ser construída em 2009, embora as suas obras tenham sido suspensas por três vezes.
Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), em cujo site é disponibilizada a informação mais relevante sobre todo o empreendimento, representa um investimento de cerca de 270 milhões de euros.
Concluir o túnel custou 88 milhões de euros, dos quais cerca de 17 milhões de euros foram reservados para os equipamentos de segurança.
A Autoestrada do Marão está construída cerca de 200 metros abaixo do Itinerário Principal 4 (IP4), precisamente na zona da serra onde é mais usual nevar e concentrar-se o nevoeiro e, por isso mesmo, apresenta-se como uma alternativa mais segura e rápida, permitindo encurtar a viagem para o litoral em cerca de 20 minutos.
A velocidade máxima pela travessia do Marão é 100 Km/hora e a altura máxima permitida para os veículos é de cinco metros.
Percorrer esta nova via, que vai encurtar as distâncias entre Trás-os-Montes e o litoral, vai custar 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

Autarquias também organizam festa

Durante a manhã a festa de inauguração da infraestruturas segue um programa organizado pelo município de Vila Real, com a ajuda da Câmara de Amarante.
O evento inclui um passeio de bicicletas, uma corrida, uma caminhada e um passeio de carros antigos. Quem desejar participar tem de se inscrever e contribuir com géneros alimentares, que serão depois entregues à delegação de Vila Real da Cruz Vermelha. À venda estará também uma camisola com a frase de Miguel Torga “Entre quem é”, que custa “dois túneis” e cujas receitas revertem para a Cáritas Diocesana de Vila Real. O presidente da autarquia, Rui Santos, explica que o objetivo da iniciativa “é, por um lado, propiciar a todos os cidadãos que queiram passar pelo Túnel do Marão antes da sua inauguração e de forma pedonal e, por outro lado, contribuir para uma causa solidária, dando uma ajuda a quem necessita”.
Ao final da manhã, o túnel será atravessado por carros clássicos e vespas antigas.

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.