Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
05 de Maio de 2016 às 15:26:23
tamanho da letra:
A Autoestrada do Marão — Túnel do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real, é inaugurada na tarde de sábado, dia 7 de maio, sete anos após o início da sua construção.
A cerimónia será presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, com a presença de vários elementos do Governo, entre os quais o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, segundo anuncio deste ministério, e a abertura ao tráfego está prevista para as 00H00 de domingo.
A Autoestrada do Marão possui 26 quilómetros, quase seis por túnel, mais concretamente 5,6 km, o que o torna no maior túnel da Península Ibérica, tendo começado a ser construída em 2009, embora as suas obras tenham sido suspensas por três vezes.
Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), em cujo site é disponibilizada a informação mais relevante sobre todo o empreendimento, representa um investimento de cerca de 270 milhões de euros.
Concluir o túnel custou 88 milhões de euros, dos quais cerca de 17 milhões de euros foram reservados para os equipamentos de segurança.
A Autoestrada do Marão está construída cerca de 200 metros abaixo do Itinerário Principal 4 (IP4), precisamente na zona da serra onde é mais usual nevar e concentrar-se o nevoeiro e, por isso mesmo, apresenta-se como uma alternativa mais segura e rápida, permitindo encurtar a viagem para o litoral em cerca de 20 minutos.
A velocidade máxima pela travessia do Marão é 100 Km/hora e a altura máxima permitida para os veículos é de cinco metros.
Percorrer esta nova via, que vai encurtar as distâncias entre Trás-os-Montes e o litoral, vai custar 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).
Autarquias também organizam festa
Durante a manhã a festa de inauguração da infraestruturas segue um programa organizado pelo município de Vila Real, com a ajuda da Câmara de Amarante.
O evento inclui um passeio de bicicletas, uma corrida, uma caminhada e um passeio de carros antigos. Quem desejar participar tem de se inscrever e contribuir com géneros alimentares, que serão depois entregues à delegação de Vila Real da Cruz Vermelha. À venda estará também uma camisola com a frase de Miguel Torga “Entre quem é”, que custa “dois túneis” e cujas receitas revertem para a Cáritas Diocesana de Vila Real. O presidente da autarquia, Rui Santos, explica que o objetivo da iniciativa “é, por um lado, propiciar a todos os cidadãos que queiram passar pelo Túnel do Marão antes da sua inauguração e de forma pedonal e, por outro lado, contribuir para uma causa solidária, dando uma ajuda a quem necessita”.
Ao final da manhã, o túnel será atravessado por carros clássicos e vespas antigas.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Aviso do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 objeto de retificação
28 de Setembro de 2023
Divulgado Plano Anual de Avisos do PT2030 até setembro de 2024
28 de Setembro de 2023
Despesas com teletrabalho isentas de impostos e contribuições
21 de Setembro de 2023
Programa Qualifica Indústria, dirigido a micro, pequenas e médias empresas dos setores industriais
14 de Setembro de 2023
Novas linhas do metro do Porto serão construídas em PPP
02 de Junho de 2010
Incentivo da “troika” ao arrendamento é oportunidade para construtoras escoarem produção
06 de Maio de 2011
Concurso Porta 65 Jovem abre no próximo dia 26
14 de Abril de 2011
CRIL em pleno funcionamento no fim-de-semana
15 de Abril de 2011