22 / Setembro / 2018

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

“Casa eficiente” apoia reabilitação energética com 100 milhões

07 de Abril de 2016 às 10:45:36

tamanho da letra:

Notícias

Para além do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, o imobiliário nacional vai ter um outro instrumento destinado a apoiar e incentivar a reabilitação urbana.

O programa “Casa Eficiente”, para obras em casas de particulares destinadas à habitação própria, terá uma verba de 100 milhões de euros e será intermediado pela Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), segundo afirmou durante a apresentação daquele Fundo, no dia 6 de abril, o ministro do Ambiente Matos Fernandes.
Vocacionada para a melhoria da eficiência energética, “a “Casa Eficiente” será pensada condomínio a condomínio, ou mesmo fração a fração, e poderá ser utilizada por proprietários de imóveis localizados em qualquer zona do País”, pode ler-se no “negócios”. O programa será financiado com verbas do plano Junkers e apoiará obras variadas, desde a intervenção em fachadas à colocação de janelas ou de painéis solares, pelo que em causa não estarão necessariamente imóveis degradados ou devolutos.
A medida surge no âmbito do Plano nacional de Reformas e insere-se no objetivo de valorização do território - cidades sustentáveis e inteligentes, o mesmo onde surge o novo Fundo Nacional para a Reabilitação do Edificado (destinado ao património público e privado degradado) e medidas como a aposta na reabilitação de espaços e edifícios públicos.
Em entrevista ao “negócios”, Reis Campos, presidente CPCI), esclarece que, “recorrendo aos fundos que serão disponibilizados, os proprietários poderão beneficiar de financiamento por via de empréstimos a taxas reduzidas”.
Refira-se que o Plano Nacional de Reformas tem inscrita como meta para a atual legislatura a reabilitação urbana de 4.000 edifícios públicos e privados apoiados e de 3.000 m2 de espaços públicos.

 



 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.