23 / Outubro / 2018

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Cozinha do Palácio Nacional de Sintra está a ser recuperada

03 de Fevereiro de 2016 às 11:26:32

tamanho da letra:

Notícias

A cozinha do Palácio Nacional de Sintra, um dos espaços mais emblemáticos do Palácio e onde se encontram as duas chaminés cónicas que marcam o perfil da vila de Sintra, está a ser recuperada.

A obra tem como principal objetivo minimizar as anomalias específicas do revestimento de azulejo que cobre paredes, vãos, fogões e fornos, rebocos e outros elementos e conta com um investimento de cerca de 35.000 euros.
A intervenção pretende garantir a estabilidade do revestimento azulejar, assim como a sua integridade física e aspeto visual, assegurando a boa conservação do espaço. Os trabalhos abrangem também o tratamento de outros materiais (cerâmicos não vidrados, pedra e elementos metálicos, e rebocos caiados) que se encontram em contacto direto com os azulejos e que podem ser causadores de efeitos nefastos sobre os mesmos.
A necessidade de intervenção surgiu com a verificação de fortes instabilidades no estado de conservação geral dos painéis de azulejo, que apresentavam também uma débil aderência parcial ao suporte de alvenaria. Irá manter-se, o mais possível, a essência histórica, limitando-se a substituição de elementos a casos pontuais de degradação extrema, evitando assim a perda de elementos originais.
A obra será dividida em duas fases, para reduzir ao máximo o impacto no percurso dos visitantes, respeitando o conceito “Aberto para obras”, que permite aos visitantes presenciarem de perto os trabalhos de salvaguarda e valorização em curso nos diversos monumentos e parques.
Prevê-se que a obra esteja terminada durante o primeiro semestre de 2016.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.