20 / Novembro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Certif abre portas no Brasil a empresas portuguesas

28 de Janeiro de 2016 às 14:45:10

tamanho da letra:

Notícias

As empresas portuguesas exportadoras para o Brasil contam agora com um aliado para a entrada neste mercado quando a certificação dos produtos é obrigatória.

A CERTIF–Associação para a Certificação tem vindo a desenvolver, com grande vantagem e fruto de uma parceria estabelecida com o Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ), os processos de certificação de produtos de empresas que visam o mercado brasileiro.
No âmbito dos acordos com o IFBQ, a CERTIF promove a execução dos ensaios em laboratório acreditado e realiza a auditoria ao processo de fabrico com os seus auditores, o que permite às empresas uma significativa redução de custos e uma maior facilidade de contacto, uma vez que este é sempre feito com a CERTIF. Desta forma, a empresa exportadora pode obter para os seus produtos um certificado brasileiro, exigido por Lei, que permite a sua colocação no mercado.
Embora atravessando um período difícil, quer a nível político quer económico, o Brasil é um parceiro importante para Portugal. Tendo feito um grande investimento em projetos sociais, é um facto que a classe média brasileira teve um importante crescimento nos últimos anos. Com uma população superior a 200 milhões de habitantes, com a boa aceitação dos produtos portugueses, é um mercado que está ainda por conquistar, sendo de salientar que nos primeiros dez meses de 2015 o Brasil era o 12º cliente de Portugal no comércio internacional de bens (10º em 2013 e 11º em 2014).
Trata-se de um país com um sistema fiscal muito complexo e com taxas aduaneiras elevadas, usadas como medida protetora do seu mercado interno, e que são um forte entrave às importações. No entanto, a maior produtividade das nossas empresas portuguesas torna-as, mesmo assim, competitivas na oferta de vários produtos.
Para além dos encargos aduaneiros, existe um grande número de produtos sujeitos a certificação obrigatória (compulsória) para poderem ser colocados no mercado, sendo essa certificação da responsabilidade de organismos brasileiros.
Ora, atentos a esta situação, a CERTIF criou uma parceria com um importante organismo de certificação brasileiro, o IFBQ, o que lhe permite, dentro das regras estabelecidas pelo INMETRO no Brasil, desenvolver, ela própria, os processos de certificação, efetuando auditorias e recorrendo a laboratórios nacionais e obtendo depois o seu reconhecimento. Esta ação permite às empresas nacionais obter a certificação pelo IFBQ e, assim, cumprir os requisitos legais com um custo muito mais reduzido.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.