15 / Novembro / 2019

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Eurocer-Building clarifica diferença entre certificação e marcação CE

03 de Dezembro de 2015 às 16:26:40

tamanho da letra:

Notícias

As autoridades europeias, bem como alguns Estados-membros, têm vindo a criar no mercado dúvidas sobre a certificação de produtos da construção e a marcação CE.

Esta situação levou o Eurocer-building, associação europeia de organismos de certificação na área da construção e da qual a CERTIF é membro, a tomar posição no sentido de esclarecer quer os fabricantes, quer os utilizadores.
De acordo com esta entidade, “existem diferenças assinaláveis entre ambas”, na medida em que a marcação CE é uma exigência legal e tem como principal objetivo facilitar a livre circulação no espaço do Espaço Económico Europeu, indicando que o produto onde está afixada cumpre com a performance declarada pelo fabricante.
Já a certificação do produto tem como objetivo, através da garantia de conformidade, estabelecer uma relação de confiança entre as várias partes interessadas, desde os fabricantes aos projetistas e utilizadores. A certificação pode fornecer, ainda, informação sobre performances ou outros critérios considerados pelo e para o mercado.
Como diferença mais relevante, aponta-se o facto de a marcação CE ser da responsabilidade do fabricante, enquanto a certificação exige sempre intervenção de uma terceira parte, independente: o organismo de certificação.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.